Ex

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 8 de março de 2015
1. O espaço é fonte do estudo arquitetônico, e sua complexidade não permite o estudo separado de suas inúmeras facetas. A arquitetura é a única arte que engloba o homem dentro de sua obra, portanto tem seu diferencial. O espeço interno é decisório na eficácia de um projeto, e permite que terceiros o julguem como belo, já que é tão clara a aceitação do nosso corpo dentro de um ambiente, podendoser este agradável, espaçoso, luminoso, enfim, agradável. Depois de tal raciocínio, é preciso deixar claro que o espaço externo é também muito importante, já que o paisagismo é um fator relevante na estrutura de um espaço. Contudo, o dito belo para alguns, é considerado feio para outros, então voltamos ao ponto inicial dos questionamentos aqui feitos. Não podemos ser práticos e considerar apenasas três dimensões básicas para a construção de uma casa, por exemplo, já que existe a perspectiva e o ângulo de visão que muda em relação à posição de quem o vê; nem considerarmos a estética o principal ponto com que se preocupar. A arquitetura não é somente um conjunto de dimensões construídas, prédios erguidos; é uma arte complexa, necessária e relativa, ao ponto de vista de cada ser que vivenesse mesmo ambiente.

2. Um dos pilares mais discutidos na arquitetura é o espaço. Bruno Zevi afirma que as quatro fachadas de um edifício não são, a verdadeira arquitetura em si. Sua essência está em seu interior, a verdadeira preciosidade é o espaço, o vazio. De acordo com Zevi a arquitetura não provém de um conjunto de larguras, comprimentos e alturas dos elementos construtivos, provém destevazio, do espaço interior, do espaço encerrado que em sua ideologia há a distinção dos termos espaço encerrado e espaço fechado, para ele o termo encerrado refere-se ao espaço interior típico da arquitetura, pelo qual é possível fazer parte; por sua vez, considera fechado o “espaço” fadado à percepção de fora, que é o caso da escultura, sem a participação do homem em sua arte. Para Zevi o espaço nãopode ser conhecido e vivido a não ser por experiência direta, por isso a necessidade de uma experiência empírica de fato, como no Trabalho Integrado proposto pelos professores do Primeiro Período de Arquitetura e Urbanismo da PUC para que possamos aprender a ver o edifício não de forma leiga, mas para que possa ser aplicado como elemento substancial na crítica arquitetônica.

3. A partir domovimento moderno, a arquitetura deixa de ser predominantemente decorativa, escultural, a-espacial, como já acontecia há um século, e começa a insistir na tese de que os únicos valores arquitetônicos legítimos são os volumétricos e os espaciais. Nessa época, a arquitetura racionalista voltou-se para os valores volumétricos, enquanto o movimento orgânico fixou nos espaciais. Entretanto, como já disseZeni, o espaço em si não é suficiente para definir a arquitetura: “Se é certo que uma bela decoração nunca criará um espaço bonito, também é verdade que um espaço satisfatório, quando não complementado por um tratamento adequado das paredes que o encerram, não cria um ambiente artístico, pelo menos enquanto a decoração não for renovada.”.
Dessa forma, após vinte anos de “nudismo arquitetônico, dedesinfecção decorativa, de fria e glacial volumetria, de esterilização estilística contraria a demasiada exigências psicológicas e espirituais”, como diz o próprio autor, a decoração esta voltando a fazer parte da arquitetura. “É óbvio, porém, como arquitetos sublinhamos os substantivos e não os adjetivos da arquitetura, como críticos e historiadores não podemos propor as nossas preferências no campodos modos ou das expressões figurativas como o único padrão apreciativo para a arquitetura de todos os tempos.
O espaço, a decoração, a escultura e a pintura “relacionam-se na equação arquitetônica, nos seus lugares de substantivos e de adjetivos, de essência e de prolongamentos.”. “O julgamento arquitetônico é fundamentalmente um julgamento sobre o espaço interior dos edifícios. Se ele não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ex
  • Ex
  • Ex
  • Ex
  • Modelo Ex
  • Ex de banner
  • Ex. Leo
  • Ex delicto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!