ex metrologia 6,7,8,9

2003 palavras 9 páginas
Definição do experimento - Usando dois tipos diferentes de micrômetros e três tipos diferentes de paquímetros, foi medido o diâmetro de diversos materiais que são apresentam medidas usualmente muito pequenas.
Objetivos a serem encontrados - O objetivo do experimento foi determinar o diâmetro dos diferentes materiais e colocá-los em ordem crescente de tamanho do diâmetro, a fim de analisar as diferenças relativas entre eles.
Introdução e descrição do mensurando e sua caracterização - Foram utilizados 13 materiais: Uma fibra de Kevlar, uma fibra de carbono, uma barba de uma pena de pássaro, um pedaço de papel filme da embalagem de um maço de cigarro, um fio de cabelo, um pedaço de embalagem de kinder ovo, um pedaço de jornal, uma cerda de porco, uma crina de cavalo, uma agulha, um rebite, e um prego.
Descrição do sistema de medição e sua caracterização - Foram utilizados três tipos de paquímetros. Um convencional Mitutoyo com fundo de escala 150mm, divisão de escala de 0.1mm e resolução de 0.025mm. Um analógico Mitutoyo com fundo de escala 180mm, divisão de escala de 0.05mm e resolução de 0.01mm. Um paquímetro digital King Tools. E também foram utilizados dois micrômetros, um digital Mitutoyo e um convencional da TESA com fundo de escala 150mm divisão de escala de 0.001mm.

Analise dos Resultados - A partir dos resultados percebemos que materiais com diâmetro muito pequeno (abaixo de 0,01mm) são indetectáveis pelos paquímetros que usamos. Também observamos que materiais com maior diâmetro (prego, rebite, agulha) possuíam um menor desvio padrão de medida e mais regularidade de medição. Já os que tinham menor diâmetro (pena, cerda de porco, jornal, cabelo) mostravam maior diferença de resultados e assim um maior desvio padrão de medida com os diferentes equipamentos.
Conclusão
- Concluímos que a tarefa de utilizar paquímetros e micrometros é um trabalho preciso e que o mínimo erro pode afetar o resultado ( erro de leitura, poeira no material,

Relacionados

  • Medidas e grandezas físicas
    5274 palavras | 22 páginas