EWRDWE

1956 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE DE FRANCA

ESTUDO DE CASO

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA X

FRANCA
2013
FERNANDO ALVES BARBOSA LIMA

ESTUDO DE CASO

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA X

Trabalho de Avaliação da matéria Psicologia Aplicada na Engenharia de Segurança do Trabalho do Curso Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade de Franca para obtenção do título de Engenheiro Segurança do Trabalho

Professora: MSc. Ana Paula Barbosa

FRANCA
2013
INTRODUÇÃO

De acordo com Ferguson (1961) a Psicologia Industrial surge como disciplina no dia 20 de Dezembro de 1901, quando Walter Dill Scott expôs a um grupo de empresários de Chicago, argumentos persuasivos e convincentes sobre a utilização da Psicologia na Publicidade.

A Psicologia Organizacional, segunda face da Psicologia do Trabalho, foi surgindo à
Medida que os psicólogos deixaram de estudar apenas os postos de trabalho para contribuir
Também na discussão das estruturas da organização. Dessa forma, houve uma ampliação do
Objeto de estudo, apesar dos psicólogos continuarem presos ao problema da produtividade das empresas. Dentro da Psicologia Organizacional existe a idéia de desenvolvimento gerencial(DG), que procura atingir uma flexibilidade nas relações de trabalho com a finalidade de reduzir e evitar conflitos.

A Psicologia Organizacional tem origens remotas mais ligadas à 1º Guerra Mundial quando Scott (voluntário do Exército norte-americano) desenvolveu uma escala de avaliação para a seleção de capitães baseada nas avaliações que tinha feito para classificar os líderes no sector dos negócios.
Perto do final da Guerra Scott tinha avaliado as qualificações profissionais de três milhões de soldados, sendo o seu trabalho assim divulgado.
Foi então após à 1º Guerra mundial que as empresas começaram a contratar psicólogos para a seleção de funcionários.

Relacionados