EVTE ácido acrilico

12051 palavras 49 páginas
UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ENGENHARIA QUÍMICA

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE UMA PLANTA DE ÁCIDO ACRÍLICO 99,99%

Salvador
02 de Dezembro 2013

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ENGENHARIA QUÍMICA – 9° SEMESTRE

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE UMA PLANTA DE ÁCIDO ACRÍLICO 99,99%

Estudo técnico e econômico, de uma planta de produção de ácido acrílico, compondo trabalho submetido à Universidade Salvador, no curso de Graduação em Engenharia Química como requisito de avaliação da II Unidade da disciplina Planejamento de Processos Químicos, ministrada pelo discente George de Souza Mustafa.

Salvador
02 de Dezembro 2013
RESUMO EXECUTIVO
Este estudo tem por objetivo apresentar e analisar alternativas de localização, a viabilidade mercadológica, e identificar a capacidade de produção mais adequada econômica e tecnicamente para a produção de ácido acrílico, sendo que o processo avaliado no estudo foi o de oxidação do propeno em um único estágio por ele ser o mais indicado em escala industrial.
Através do estudo de mercado verificou-se que não existe ainda nenhuma empresa no Brasil que produz o ácido acrílico, então todo o ácido consumido no país é importado. Como não existe concorrência para a planta em estudo dentro do Brasil, os cálculos de EVTE foram feitos buscando atender toda a essa demanda existe. Através do estudo de mercado notou-se que no ano de 2017 que é o primeiro ano de operação da planta, terá a demanda mínima de 200 000 t/ano. Já no ano de 2027 que será o último ano de produção da planta, a demanda atingirá seu valor máximo que é de 277 000 t/ano.
Fazendo uma análise de localização, foi constatado que a cidade de Camaçari -BA seria um bom local para instalação da fábrica. Isto porque no pólo industrial de Camaçari fica localizada a empresa Braskem que é fornecedora da principal

Relacionados

  • A história das barragens no brasil
    188245 palavras | 753 páginas