EVOLUÇÃOHISTORICA DE RH

646 palavras 3 páginas
- Breve histórico
Surgiu em 1903, criado pelo engenheiro Frederick Taylor, considerado o fundador da TGA.
Taylor elaborou um estudo, com analise de tarefas, decompondo os movimentos e processos, surgindo ideias de seleção e treinamento.
Como a publicação do livro Princípios da Administração Científica conclui que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa. Logo, houve uma repartição de responsabilidade: a gerência planejava e supervisionava enquanto o trabalhador ficava somente com execução do trabalho.
Ficou conhecida por ter uma visão mecanicista ao considerar as pessoas como peças.
A administração Científica contribuiu para redução revolucionária do custo do bem. E tornou possível o aumento dos salários, sendo os operários americanos os mais bem pagos do mundo na época e também maior grupo ocupacional do país.

- Fundamentos de Frederick Taylor e Henri Fayol
Para Taylor os fundamentos são: o estudo do tempo e padrões de produção, a supervisão funcional; 3 – a padronização de ferramentas e instrumentos, o planejamento de tarefas e cargos, o princípio da exceção, a utilização de instrumentos para economizar tempo, fichas de instrução de serviço, a ideia de tarefa, associada a prêmios de produção, um sistema de classificação dos produtos e dos insumos um sistema de delineamento das rotinas de trabalho.
Para Fayol os fundamentos são: divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais ao interesse geral, remuneração justa ao pessoal, centralização, linha de autoridade, e espírito de equipe.
A Teoria Clássica de Fayol concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem. Assim, a estrutura e a forma de organização marca a essência da Teoria Clássica, como concebida por Fayol.
- Ford e a Produção de massa
Um dos precursores mais conhecidos da administração iniciou sua

Relacionados