EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PSICANÁLISE CAP. 1 DO PLT anhanguera

1041 palavras 5 páginas
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PSICANÁLISE CAP. 1 DO PLT anhanguera
Pré- História
No antigo Egito a prática de trepanações cranianas ( cortar com trépano ou seja com objeto cirúrgico) possivelmente feitas com objetivo de localizar alguma causa da doença mental que estaria localizada dentro do crânio, porquanto os vestígios encontrados atestam uma regularidade nas bordas e uma apurada perícia na execução aquela prática.
Na Bíblia, se vêem a existência e a preocupação com uma série de quadros psicopatológicos que hoje denominaríamos de transtornos psiquiátricos, com o é o caso do caráter sádico destrutivo de Caim, a inveja dos irmãos de José, oalcoolismo de Noé, a psicose maníaco-depressiva de Saul etc.
NA IDADE MÉDIA – A crença que as doenças mentais tem a ver com o sobrenatural, levava aos seguintes procedimentos : os doentes mentais eram degredados, punidos com crueldade ou com morte, recolhidos a prisões e masmorras em meio a assassinos e outros marginais, exibidos em circos juntamente com gigantes, anões e outros aleijões, encarcerados em hospícios em cubículos infectos e imundos, muitas vezes algemados.
Predominava a magia e a demonologia de sorte que, junto à prática de cruéis rituais de exorcismo, também empregavam o uso de benzeduras poções mágicas e as diversas de curandeirismo.
No século XVIII, Anton Mesmer, em Viena, com seu método denominado Mesmerismo, ( magnetismo animal) se constituiria precursor do hipnotismo.
Coube a Pinel(1745-186) e seu discípulo Esquiral (1772-1840) em Bicêtre, promoverem uma inovadora reforma hospitalar que ficou sendo conhecida como tratamento moral consistindo num conjunto de medidas que não as de contenção física vigentes na época, mas, sim daquelas que mantivessem o respeito pela dignidade do enfermo mental e aumentassem a sua moral e auto-estima.
PRIMÓRDIOS
Em 1856, na Morávia, Europa Central hoje em dia a parte oriental da República Tchecas, nascia Sigmund Freud que aos 17 anos iniciou sua formação médica em Viena. De

Relacionados

  • Trabalho de Técnicas de Negociação
    22169 palavras | 89 páginas