Evolução da moeda e do salário mínimo brasileiro‏

4433 palavras 18 páginas
INTRODUÇÃO

Criação do salário mínimo, ao longo da história do capitalismo, é fruto da luta dos trabalhadores e da intervenção do Estado. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos,1 os primeiros países a instituir pisos salariais, no final do século XIX, foram a Austrália e a Nova Zelândia.

O intuito da criação desse piso salarial, para toda pessoa que ingressava no mercado de trabalho, associava-se a proporcionar um melhor nível de vida à classe trabalhadora.

Após a crise econômica de 1929, o salário mínimo passou por importantes modificações, especialmente nos países industrializados em que, com a intervenção do Estado na economia, constituiu-se num instrumento de política social. No decorrer do tempo, esse salário se tornou instrumento muito importante nesses países, fazendo parte de um conjunto de medidas voltadas à cidadania.

No Brasil, o salário mínimo só foi incorporado na Constituição de 1934, no governo de Getúlio Vargas, momento em que a economia brasileira passou por mudanças que viabilizaram a transformação do País, de agrário a industrial. Entretanto, só foi implementado a partir de 1940.

Decorridos 70 anos, o debate sobre o valor e a finalidade do salário mínimo ocupa lugar de destaque no cenário econômico nacional. Questiona-se a necessidade de um maior valor real para esse piso salarial, mas simultaneamente pondera-se sobre o impacto de tal aumento para a economia como um todo.

Quando a divisão social do trabalho ainda não havia atingido grandes proporções e as sociedades eram menores, os homens podiam trocar diretamente sua mercadoria por outra de que necessitassem. Assim, se alguém tinha lã e precisava de couro, procurava quem possuísse couro e quisesse trocá-lo por lã. Como a possibilidade de troca dependia do grau de utilidade da mercadoria para cada pessoa, as trocas tornavam-se mais difíceis com o crescimento das comunidades. Era preciso encontrar um meio de troca, uma mercadoria que fosse

Relacionados