Evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
fortalecimento do capitalismo e das relações entre antigas colônias e metrópoles as antigas comparações científicas entre sociedades se tornaram ultrapassadas, pois:
os objetivos da burguesia em osmesmos (lucro)
os Estados tinham o reconhecimento internacional
as leis e a burocracia eram criadas a imagem dos países da Europa ocidental
Obs.: tais concepções não poderiam mais se adequar aosconceitos de sociedades “ primitivas ” ou “ selvagens ” .
A sociologia passou a explicar as diferenças entre as sociedades não eram de ordem natural, mas de acordo com o grau de desenvolvimento.
Ascomparações desenvolvimentistas tinham por objetivo incentivar a racionalidade e os comportamentos direcionados ao desenvolvimento capitalista. obs.: trata-se de um novo evolucionismo, que não procuravamais as diferenças entre a sociedade e as sociedades arcaicas “condenadas” ao desaparecimento, mas tentava encontrar, nas novas nações, as instituições básicas capazes de garantir a continuidade e areprodução das relações capitalistas. As nações que se firmavam como centros de dominação passaram a ser modelo.

Classificação:
“ desenvolvidas”
“ semi-desenvolvidas”
“ pré-capitalistas”
Asideias de William Wilber Rostow, do MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachusetts) identifica os estágios do desenvolvimento econômico em etapas:
1ª - Sociedade tradicional – produção limitada,tecnologia rudimentar, subordinação do homem ao ambiente e inadequado aproveitamento dos recursos naturais;
2ª - sociedade em processo de transição – estágio em que aparece precondições para odesenvolvimento econômico – atitudes racionais adequadas ao controle e à exploração da natureza;
3 ª - Sociedade em início de desenvolvimento – inclui as sociedades nas quais são ultrapassados os primeiroslimites das sociedades tradicionais – investimento de capital na produção, crescimento da manufatura e aparecimento de um sistema político, social e institucional – base da sociedade moderna.
4 ª...
tracking img