Evolucao do telefone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução do Telefone

Hoje quase todas as pessoas possuem um telefone, seja ele fixo ou móvel, e este post divulgará a invenção, a sua evolução e a sua importância para a comunicação em todo o mundo. O telefone foi criado por Alexander Graham Bell em 1876, no início o seu objetivo foi passar uma mensagem por meio de uma invenção própria, e esta mensagem foi para Thomas Watson e apartir daí surgiu o telefone. Mas quem fez com que a invenção foi Dom Pedro II, Imperador do Brasil, ele usou a invenção e aprovou, um ano depois já existia a primeira empresa telefônica com aproximadamente 800 telefones.
"Os primeiros telefones, comercializados em 1877, pesavam cerca de 5 Kg, pareciam-se com caixas e ficavam apoiados sobre uma mesa ou outro móvel. Instalados em lugaresdistantes - sistema conhecido como ponta a ponta - cada um deles possuíaum dispositivo que funcionava nos dois sentidos: servia tanto para ouvir quanto para falar. Ou seja, enquanto uma pessoa falava em um dos aparelhos, a outra tinha que encostar o ouvido no outro, trocando, depois, de posição.
Logo após a invenção, o telefone era muito caro e existia em poucos países. Com o passar das décadas otelefone foi mais popularizado, e após melhorias passou a haver novos aparelhos que possibilitaram ligações interestaduais, e algum tempo depois as ligações internacional.
Surgiram também os telefones públicos ainda na década XIX, no qual tinha uma recepcionista que fazia a cobrança da ligação e ajudava aqueles que não sabia manusear o telefone. Os telefones públicos na década de XX possuíramfichas, substituindo assim o dinheiro, alguns anos depois surgiram os telefones públicos com cartão que passarão a possibilitar as ligações interurbanas.o mais que ocorriam por fios submarinos.
Com o uso constante do telefone e em todo lugar, que surgiu a idéia de criar o telefone móvel, o celular. Hoje quase todas as pessoas possuem um celular, tanto pelo baixo preço, por também ser muito útil nafacilidade de comunicação. Com a tecnologia o celular passou por constantes transições.
No início era uma barra grande e pesada (como mostra a foto ao lado) e sua ligação tinha muitos ruídos. Surgiu os celulares slim,com visor colorido e com jogos, depois surgiram celulares com câmera tanto para foto como para vídeo. Hoje os celulares têm leitores de arquivos mp3, de vídeo, e possuem até mesmotelevisão, e os mais recentes já vem com projetor embutido, além de possuir chamadas com videoconferência.
http://tecnnologia.blogspot.com.br/2010/06/evolucao-do-telefone.html
No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. Em 1883 a cidade contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1000 linhas, e também funcionava a primeira linha interurbana,ligando o Rio a Petrópolis. Campinas foi a terceira cidade do mundo a ter uma linha telefônica (logo após Chicago e o Rio de Janeiro). No Rio Grande do Sul o serviço telefônico foi instalado em 1885, em Pelotas, com a União Telefônica.
A primeira empresa brasileira foi a Brazilian Telephone Co., que depois de passar por diversos proprietários, foi incorporada, em junho de 1889, àBrasilianische Elektrizitäts Gesellschaft, com sede em Berlim, que ganhou uma concessão de 30 anos.
Em 1906, um incêndio destruiu a central telefônica na Praça Tiradentes (Rio de Janeiro), deixando a cidade sem telefone por 7 meses. Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O Usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar atelefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas". Assim um assinante era conectado ao outro. Com o surgimento das centrais automáticas os telefones passaram a ser providos de "discos" para envio da sinalização. Estes discos geravam a sinalização decádica, que consiste de uma série de pulsos (de 1 a 10). Esta tecnologia prevaleceu até o...
tracking img