Evolucao do pensamento geografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EVOLUCAO DO PENSAMENTO GEOGRAFICO

Antiguidade clássica

Os gregos (século VIII a século I a.C.)

Os gregos foram os primeiros a sistematizar os conhecimentos geográficos embora os egípcios e caldeus já nos tivessem fornecido informações de regiões vizinhas, os gregos esforçaram-se para levar as suas investigações tão longe quanto possível.
Para o efeito destacaram-se alguns nomes entre osgregos, a citar:

Heródoto (484-424 a.C.) – não foi apenas o pai da Historia. Foi provavelmente o primeiro a arriscar a existência de relações deterministas entre o meio e o Homem, ao escrever num discurso: “as Terras risonhas produzem Homens efeminados, não podendo por isso produzir frutos saborosos e guerreiros valorosos”.

Hipócrates (460-377 a.C.) – foi um famoso médico da antiguidade; nasua obra mais famosa “dos ares, das águas, dos lugares”, trata da influência do meio sobre o Homem, exagerando a sua visão determinista pois estabeleceu a distincao entre os habitantes das montanhas e os das planícies: “aqueles por influencia das terras altas, húmidas, batidas pelos ventos seriam de estrutura alta e bravos. Estes por influencia das formas leves, descobertas, desprovidas de aguacom bruscas variacoes de temperatura seriam secos, nervosos e arrogantes”.

Alexandre (334-323 a.c.) – mandou fazer por províncias, um cadastro do seu império, feito por uma legião de topógrafos. Legião esta que o acompanhou e revelou não so aos gregos mais também a todo o mundo Ocidental, ate ao século XIV a Geografia do Oriente.

Eratóstenes (276-194 a.c.) – foi o primeiro filosofo grego aauto-determinar-se geógrafo, aperfeiçoou o mapa de arco introduzindo vários meridianos e paralelos formando assim uma rede rectangular.
Recolheu valiosos ensinamentos que o possibilitou escrever valiosas obras, cujos titulos foi enunciado por Estrabao “Memoria Geografica” e “Medicao da Terra”e foi director da biblioteca de Alexandria no Egipto. Estudou também toda a documentacao recolhida durante aexpedicao de Alexandre Magno.

Hiparco (190-124 a.c.) – alem de descobrir a pressão dos equinócios, apresentou os primeiros elementos da Geometriada esfera e a resolucao dos triângulos esféricos pela trigonometria e projeccao esteriografica. Dividiu pela primeira vez o circulo terrestre em 360º e concebeu a rede de paralelos e meridianos para determinar as coordenadas terrestres.

Poseidonios(sec. II a.c.) – foi o primeiro a preocupar-se em estabelecer uma teoria sobre os vulcões e os sismos; relacionou as mares com a Lua; achou o perímetro da circuferencia terrestre por processos diferentes de Eratostenes, embora com menor precisão.

Polibio (205-123 a.c.) – grande historiador, escreveu uma historia universal em 40 volumes.

Em conclusão, os gregos idealizaram um mundo com trêscontinentes para equilibrarem o globo terrestre, pois a ecúmena ocupava apenas ¼ da superfície terrestre o que lhes trazia problemas de simetria.


Os romanos (146 a.C. -476)

Nesta época os trabalhos não tiveram um valor verdadeiramente geográfico e cartográfico, mas somente valor estratégico militar, administrativo e económico.
Portanto, os romanos representavam a Terra com a forma de umdisco, desprezando os conhecimentos anteriores ligados a geografia matemática.
Embora tenha se destacado na época romana Ptolomeu e Estrabão, estes não deixam de ser gregos de nascimento, apenas viveram sobre o domínio romano.

Ptolomeu (85-160) – este foi o último geógrafo da antiguidade, não se destacou só como geógrafo mais também como matemático e astrónomo. Retomou os trabalhos de Hiparco,sistematizando-os e interpretando os trabalhos existentes.
A sua grande obra “Geographik Syntaxis” que através da sua concepção ptolomocaica considerava a terra o centro do Universo e o Sol, a Lua e as estrelas girando a sua volta.
A sua obra possuía ainda um mapa-mundi que resumia todos os conhecimentos geográficos dos gregos.

Estrabão (58 a.C. – 25 d.C.) – compôs uma Geografia em 17...
tracking img