Evolucao do pensamento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução do Pensamento Econômico

As práticas econômicas são bem anteriores ao pensamento econômico, ou seja, ao estudo da economia como ciência. Tal constatação se faz com a observação históricade que o homem ao gerar excedente de produção, inicia também a prática econômica; a organização social trouxe consigo a necessidade de padronizar valores de troca e assim surgem as moedas e asprimeiras instituições financeiras. Contudo o tratamento científico da economia ainda não existia.
São várias as evidências de que moedas já circulavam pelo mundo por séculos antes de Cristo. Após a queda doImpério Romano, o mundo ocidental teve sua dinâmica econômica introvertida em função do Feudalismo.
A transição do mundo feudal para o mundo capitalista marca o início dos estudos da ciênciaeconômica. E a Revolução industrial foi o marco histórico mais importante neste processo que “tirou” o homem do meio rural e o “colocou” no meio urbano. No momento anterior o homem era produtor e no momentoposterior o homem passa a vender a sua força de trabalho em troca de salário para sobreviver. As relações sociais mudaram radicalmente, tanto que é a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra emmeados do século XVIII (+/- 1750 D.C.) que marca o início da chamada Idade Contemporânea.
As instituições fabris empregavam trabalhadores de forma intensiva, jornadas de 16 horas de trabalho eram normaisnaquele tempo e a população operária vivia uma situação miserável, como exemplifica o texto abaixo, extraído de História da Riqueza do Homem (Huberman, Leo), que trata do depoimento de um trabalhadorda época:
“Pergunta: Tem filhos?
Resposta: Não. Tinha dois, mas estão mortos, graças a Deus!
Pergunta: Expressa satisfação pela morte de seus filhos?
Resposta: Sim. Agradeço a Deus por isso.Estou livre do peso de sustentá-los, e eles, pobres criaturas, estão livres dos problemas desta vida mortal.”
O Estado, por sua vez, continuava com sua vocação totalitária de cobrador de impostos,...
tracking img