Evolucão da contabilidade analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Índice 3
Resumo do trabalho: 3
Introdução: 3
Breve evolução histórica da contabilidade: 3
Contabilidade analítica vs contabilidade Financeira 3
Contabilidade analítica e as funções de gestão 3
A contabilidade analítica versus contabilidade de custos 3
A contabilidade analítica versus contabilidade de gestão 3
Desenvolvimentos Recentes da Contabilidade de Gestão 3
Conclusão: 3Bibliografia: 3


Resumo do trabalho:

Trata o presente trabalho, como objectivo da principal, os aspectos relevantes epopeia da evolução da Contabilidade, através das várias fases históricas do seu desenvolvimento, desde o estado de simples método de escrituração até sua maturação como ciência social aplicada de forte pano de fundo económico. Ao longo do trabalho são analisados, abordagens eteorias, bem como circunstâncias históricas e outras que possam explicar a Contabilidade enquanto ciência genuinamente social.

Introdução:

A contabilidade foi aos poucos transformando num importante instrumento para manter controlo sobre o património de uma empresa, prestar contas e resultados sobre gastos e lucros tanto no ambiente interno como externo.
Encontra-se actualmente divididaentre contabilidade de custos, gestão e financeira, mas ambas direccionam-se para um mesmo fim, que é manter a saúde da empresa, proporcionando segurança nas suas acções presentes e futuras.
Possui um papel fulcral dentro de uma empresa, direccionando os negócios e monitorizando os custos e despesas além de fornecer informações do ambiente externo, principalmente aos órgãos reguladores, como oEstado, com a qual as empresas precisam de prestar as contas.
O seu estudo tem sido de grande importância para todos aqueles que trabalham na organização, pois tornou-se fundamental para auxiliar o planeamento, no controlo e nas tomadas de decisões dentro da empresa, tornando-se assim uma peça essencial para que as metas sejam atingidas e com isso o resultado positivo ou seja lucro.

Breve evoluçãohistórica da contabilidade:

A contabilidade antes de mais é um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos podemos afirmar ainda que é uma ciência que tem sofrido varias mudanças ao longo do tempo começando por ser inicialmente contabilidade industrial que tem por objectivo estabelecer os princípios e normas de actualização e observação para constatar asdiferentes fases da extracção ou transformação de matérias-primas em produtos, fixando-lhes preço de custo, mais tarde passou a ser denominado de contabilidade de custos ramo da contabilidade que destina a produzir informações para diversos níveis de gestão de uma entidade, com auxílio às funções de determinação de desempenho, planeamento, controlo das operações e na tomada de decisões, bem comotornar possível a alocação mais criteriosamente dos custos de produção aos produtos, com o passar do tempo este contabilidade passou a ser designado por Contabilidade Interna ou Analítica - regista as operações internas e visa o apuramento de resultados não globais, isto é, por produto, por departamento, etc. (fornece o custo de cada produto ou serviço produzido pela empresa; permite a criação decentros de custos dentro da própria empresa; possibilita estudos de rentabilidade interna; auxilia a gestão no controlo e tomada de decisões, com o passar do tempo a contabilidade que conhecíamos passou a ser designado contabilidade de gestão nome esse que perdura até aos nossos dias destinada a servir todos os responsáveis da empresa qualquer que seja a sua posição hierárquica, deve estaractualizada e fornecer as informações em tempo oportuno.
Contabilidade tem procurado acompanhar a evolução operada no desenvolvimento da própria sociedade ao longo dos séculos, designadamente na satisfação de informações de carácter financeiro, determinadas pela complexidade dos negócios empresariais. As pessoas em todas as civilizações que caracterizam o mundo na sua essência utilizam vários registos...
tracking img