Evoluçao dos tornos

Páginas: 13 (3227 palavras) Publicado: 4 de junho de 2011
Ciclo de vida simplificada aplicada a evolução de tornos

Resumo
A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) tem-se mostrado uma ferramenta poderosa para avaliar
a performance ambiental de produtos, considerando aspectos ambientais desde as etapas
iniciais da produção, como a extração de matérias-primas, até as etapas de manufatura, uso
e pós uso dos produtos. Este trabalho representa um esforçona utilização de ACV
simplificada, com o objetivo de comparar aspectos ambientais associados a máquinasferramenta
(tornos) de um mesmo modelo, fabricadas em períodos distintos, nos anos de
1985 e 2002 respectivamente. A intenção final deste exercício de aplicação é analisar, de
forma simplificada e qualitativa, a evolução dos tornos CNC, apontando em quais etapas os
avanços ambientais forammais significativos e quais as potencialidades de melhorias.
Palavras chave: Avaliação de Ciclo de Vida; ACV; Impactos Ambientais das Máquinas
Ferramentas.

1. Introdução
Tradicionalmente, os critérios utilizados pela indústria para o desenvolvimento dos produtos tem sido o desempenho, custo, qualidade e segurança. (BRINKLEY et al., 1994). Essas têm sido as principais necessidadesdetectadas pelos clientes. Até bem pouco tempo, os efeitos sobre o meio ambiente decorrentes da manufatura do produto, sua utilização e descarte final, não provocavam grandes interesses por parte dos consumidores.
A partir do final dos anos 60 e início dos anos 70 as preocupações das sociedades face aos problemas ambientais sofreram uma gradual e sensível alteração. A publicação de “Limits togrowth” (MEADOWS et al.,1972) chamaram a atenção, das sociedades e governos de todo o planeta para os efeitos negativos das tecnologias adotadas sobre o meio ambiente. Desde então, e de maneira crescente, o conceito de sustentabilidade, associado aos limites temporais e físicos dos elementos que compõe o meio ambiente, tem motivado uma consciência ambiental crescente e uma demanda cada vez maior porprodutos e serviços com menores cargas ambientais.
Essa nova característica dos processos produtivos globais, responsáveis pelos denominados produtos mundiais, tem alterado acentuadamente todo o mapa econômico mundial, disponibilizando tanto os recursos de toda a parte do planeta como os problemas ambientais advindos de seu ciclo de vida, ou seja, da matéria-prima, manufatura, utilização,transporte e disposição.

Nesse sentido, se minimizarmos os impactos ambientais ainda na fase de projeto ou de desenvolvimento de um produto, parece claro que estaremos contribuindo para redução da carga ambiental por todo o ciclo de vida do produto, e o mais importante, no momento mais adequado de fazê-lo.
O grande processo de aquisição que envolve as organizações inicia-se nessas engenhariasde produto, onde são avaliadas e descritas as especificações, inclusive os impactos ambientais, custos e recursos físicos disponíveis e/ou necessários no chão de fábrica. Nesse aspecto, as engenharias tem forte influência na seleção dos componentes e redução ou acréscimo dos impactos negativos ao longo do ciclo de vida de um produto.

2. Matriz simplificada para análise de ciclo de vidaA experiência tem demonstrado que a Análise de Ciclo de Vida (ACV) pode ser uma
excelente ferramenta para tornar ambientalmente conscientes as decisões das engenharias de produto. Também se tem evidenciado que sua aplicação, para um sistema produtivo complexo ou quando aplicada em um processo de manufatura industrial, funciona melhor quando realizada de forma qualitativa e de maneirasimplificada. Para facilitar cada análise, pode-se desenvolver uma matriz simplificada de ACV onde os engenheiros e responsáveis pelo projeto podem rapidamente identificar as conseqüências ambientais de suas escolhas e optar pelas melhores delas. Este é o conceito do eco-design ou Projeto com Ciclo de Vida (PCV). O sistema de valoração e pontuação da matriz, definido como classificação, fornece meios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • torno
  • Torno
  • torno
  • torno
  • torno
  • Torno
  • Torno
  • Tornos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!