Evolução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA MOLECULAR X DARWINISMO
Quando Darwin começou a elaborar sua teoria, não tinha conhecimento sobre a biologia molecular. Mas por incrível que pareça, sua teoria é compatível com a biologiamolecular. Darwin sabia que os seres vivos sofriam mutações, mas não a nível genético.

EQUILÍBRIO PONTUADO
As espécies se mantiveram relativamente estáveis durante longos períodos de tempo,pontuado por períodos de tempo relativamente curtos, quando a especiação ocorre.

MODOS DE ESPECIAÇÃO
A especiação ocorre quando uma superpopulação de uma espécie se isola geograficamente, altera seunicho ecológico e comportamento, se tornando isolada reprodutivamente. Com o passar do tempo essa subpopulação sofre mutações alterando seu genótipo e fenótipo (fisicamente).
- ALOPATRIA: A populaçãoinicial divide-se em duas populações geograficamente isoladas devido, por exemplo, a uma cadeia montanhosa. As populações vão se diferenciando e, quando a barreira geográfica desaparecer, elas seencontrarão, mas serão incompatíveis geneticamente, estarão reprodutivamente isoladas. Ex.: Tentilhões (pássaros) das Ilhas Galápagos, descritos por Darwin.
- PERIPATRIA: Uma das populações isoladas é bemmenor do que a outra. Efeito fundador ou Efeito gargalo: quando há poucas fêmeas para reprodução, diminuindo a população da espécie. Ex.: tartarugas das Ilhas Galápagos nas encostas do vulcão Alcedo.- PARAPATRIA: Não há separação geográfica completa entre as duas populações isoladas. Algum fluxo gênico pode ocorrer. Indivíduos das duas populações podem atravessar barreiras de tempos em tempos.Ex.: planta contaminada em certas áreas; o tempo de floração muda; tornam-se autopolinizadoras.
-SIMPATRIA: As populações se divergem quando ainda ocupam a mesma área. Ex.: Alguns insetos sealimentam utilizando um só tipo de fruta, se alguns membros dessa espécie experimentarem outro tipo de fruta, seus filhos também a comerão, diferenciando-se.

DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO
Nem sempre, na...
tracking img