Evolução humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução Humana

A Evolução Humana é o nome dado ao processo de mudança e adaptação pelo qual os seres humanos se tornaram numa nova espécie.
Tendo em vista analisar detalhadamente como e que todas as alterações ocorreram, o seu estudo diverge em diferentes áreas como a Psicologia Evolucionista, a Biologia Evolutiva, a Genética e a Antropologia Física.
A partir dos anos 60 com a teoriaevolucionista de Darwin, vários cientistas tentaram procurar qual teria sido o elo de ligação entre o macaco e o Homem.
Começaram por procurar o ancestral comum a todos os primatas, o Proconsul , que teria vivido á cerca de 17 a 20 M.A, no entanto estavam errados.
Hoje, os cientistas defendem que foi o Plesiadapis, que viveu há 58 -55 M.A que foi o mais antigo ancestral do Homem.
EvoluçãoHumana Plesiadapis Proconsul
Diferenças Entre Um Símio e um Hominídeo:
O hominideo possui inteligência superior e uma linguagem articulada. É capaz de elaborar conceitos abstractos e vive socialmente e cooperativamente. Seu cérebro é de grande capacidade e sua caixa craniana é maior do que a face.
A Face vertical tem a arcada supraciliar reduzida, maxilar inferior pouco saliente e com dentes detamanho regular.
Se cabelo é longo e tem crescimento contínuo, já os pêlos corporais são escassos.
Contém mãos com polegares bem desenvolvidos e oponíveis, pernas 30% mais longas que os braços e mais fortes, dedo grande do pé não oponível. Seu corpo contém uma camada de gordura subcutânea e dentes estão distribuidos em uma arcada arredondada, caninos pequenos e pré-molares bicuspides.
Infânciae maturação esquelética prolongada.
Bipedismo levou ao surgimento de numerosas alterações a nível evolutivo e morfológico e evolução do cérebro.
- Evolução do cérebro
http://curlygirl.naturlink.pt/homem.htm#primeirosmamiferos
http://curlygirl.naturlink.pt/homem.htm#primeirosmamiferos

Classificação Científica dos Hominídeos Neandertal Domínio Eukaryota Reino Animalia Filo ChordataSubfilo Vertebrata Classe Mammalia Ordem Primates Família Hominidae Subfamília Homininae
Os Primatas
Os Primatas possibilitaram a evolução para os hominídeos devido essencialmente ao fato de possuírem 5 dedos em todas as patas, o que possibilitou uma grande integração com o meio e uma descoberta do mundo envolvente, bem como o fato de possuírem um polegar disposto a 90º dos restantes dedos, o quepossibilitou que facilmente pegassem em objetos.
Além disso a ordem dos primatas conta ainda com amplos membroso que possibilita a que as espécies saltam facilmente de ramo para ramo.
Outro fato importante foi também a visão estereoscópica que possibilitou que tivessem noção da distância a que se encontravam as arvores.
Por fim o fato de viverem em comunidade possibilitou a que desenvolvessemo cérebro e que partilhassem as suas descobertas.
Os Primatas
Diferença entre os primatas e os mamíferos:

Se adaptam a vida arborícola que fornece proteção; vida em sociedade, que possibilita a transferência de conhecimentos e a uma alimentação onívora, fato que permite subsistir dependendo da carência de algum tipo de alimentação.
Possuem dedos preênseis que possibilitam o manuseio deobjetos e unhas que facilitam o ato de agarrar além de articulações com grande mobilidade, o que fornece agilidade. Adaptação á vida em sociedade, que possibilita a transferência de conhecimentos e tem desenvolvimento das faculdades mentais.

Exemplos de Primatas:
Orangotango Gorila Australopitecos
Os Hominídeos Pré Postura Bípede Sahelanthropus tchadensis mais ou menos 7 milhões de anosOrrorin ugenensis aproximadamente 7 milhões de anos Ardipithecus kadabba entre 5,54 e 5,77 milhões de anos Ardipithecus ramidus entre 4,5 e 4,1 milhões de anos
Aparecimento de Postura Bípede
Existe alguma controvérsia acerca do aparecimento da postura bípede, de fato não há um marco histórico que nos permite dizem quando foi que ela surgiu, no entanto pensa-se que o seu surgimento foi gradual...
tracking img