Evolução histórica da psicanálise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução Histórica da Psicanálise

Para uma maior compreensão do texto psicanalítico, podemos dividir a história da assistência aos transtornos mentais e emocionais em três grandes períodos: pré-história, pádromos científicos e psicanálise como ciência.

Na fase pré-histórica dos transtornos mentais temos alguns aspectos que nos dão uma idéia de como nossos ancestrais tratavam doassunto:

• No antigo Egito foram encontrados registros arqueológicos que comprovam a prática de trepanações cranianas feitas no intuito de encontrar um motivo para as doenças mentais.

• Na Bíblica Sagrada, é possível notar a preocupação com alguns comportamentos já existentes e que hoje denominaríamos transtornos psiquiátricos. Estes transtornos tinham como exemplo Caim (carátersádico-destrutivo), Noé (alcoolismo) e Saul (depressão).

• Existem registros de que, na idade média, os doentes mentais eram posto fora de contato om a sociedade, presos em casas de campo ( bem afastadas das demais), masmorras e por muitas vezes eram postos ao ridículo sendo apresentados à sociedade juntamente com doentes físicos para a distração do público. Além disso, muitos doentes mentais erammortos sem nenhuma razão satisfatória.

• Neste mesmo período, predominava entre a sociedade a crença em demônios e práticas mágicas, além de cruéis rituais de exorcismo como forma de “experiência” nos doentes.

• Estes rituais de magia, demonologia e exorcismo eram feitos pelas pessoas mais importantes dentre a sociedade na época, sendo que o mais prestigiado neste sentido era chamadode Xamã.

• Em meados do século XVIII, foi aplicada pela primeira vez uma técnica conhecida como Mesmerismo. Seu criador Anton Mesmer, acreditava que todo o ser era dotado de um magnetismo animal, ou seja, acreditava que todo o indivíduo seria capaz de possuir um potencial, o qual incitava através de alta sugestionabilidade. Mesmer pode ser considerado o precursor do hipnotismo.

• Jácom Pinel, e seu discípulo Esquirol (Bicêtre) a aplicação de uma nova técnica conhecida como tratamento moral se tratava de um tratamento hospitalar diferente dos anteriores, que visava a preservação da moral e auto-estima do paciente, e não os castigos físicos.

Pinel e Esquirol foram considerados os mais importantes psiquiatras nascidos na época da Revolução Francesa ( 1789), pois visavamacabar com a imundícia hospitalar, quebrar as correntes, na época utilizada nos doentes, revolucionando assim, a filosofia utilizada na época.

Pádromos da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em 1856, e com 17 anos, apesar das dificuldades financeiras de sua família, iniciou sua formação médica em Viena, mostrando-se excelente aluno e estagiário brilhante e realizando vários trabalhos edescobertas científicas, entre as quais podemos destacar seu interesse pela estrutura gonadal e o sistema nervoso. Este interesse já traçava o futuro que a psicanálise teria quanto à importância da sexualidade nos processos psíquicos. Em 1891, publicou um livro do qual tratava das paralisias cerebrais infantis. A medicina nesta época, estava assentada somente em bases biológicas, evoluindo somente nosentido da neurologia, enquanto que a psicologia era somente assunto de filósofos, não gerando interesse de aprofundamento por parte dos médicos e do resto da sociedade.

Somente com a descoberta do agente causador da sífilis, para o quadro da “paralisia geral progressiva” foi instiuída na medicina o ramo da neuropsiquiatria.

Os neuropsiquiatras da época passaram a atender seuspacientes de uma forma mais humana, embora os tratamentos em geral estivessem mais voltados para a clinoterapia, o emprego de ervas medicinais, hidroterapia, massagens, estímulos elétricos (que não é o mesmo de eletro choque). Contemporaneamente, já estava sendo empregada a prática da hipnose, não só para espetáculos teatrais, mas também para uma busca de explicações científicas.

A hipnose foi...
tracking img