Evolução histórica da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A evolução histórica da Contabilidade

A contabilidade originou-se no inicio da civilização. Na época não se usava a escrita e nem moedas. Seus patrimônios eram representados por pedras,desenhos figuras ou placas de argila.
Conforme os bens aumentavam eram feitas trocas ou negociações , de produtos e equipamentos, como rebanhos, metais, escravos, iguarias entre outros. A atividadede troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços, eram seguidas de simples registros ourelatórios sobre o fato. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano de 2000 A.C.
No século X, apareceram as primeiras corporações na Itália, transformandoe fortalecendo a sociedade burguesa e o termo Contabilitá, que significa Contabilidade. Nos séculos XII e XIII, o processo de produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital,alterando-se as relações de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos.
Entre os séculos XIV e XVI, foi um grande marco nas Ciências Contábeisimpulsionado pela economia e também pelas artes. Nicolau Copernico, Galileu Galilei e Gutemberg mudaram a visão da humanidade aperfeiçoando a imprensa, surgiram a burguesia e o mercantilismo.
Noséculo XVIII, os números hebraicos e greco-romanos foram substituídos pelos números indos-arábicos ; pois as contas e cálculos eram feitas por letras e o número zero era desconhecido.
Em 1494, o FreiLuca Pacioli falou pela primeira vez sobre, as partidas dobradas, que até então era conhecido como inventário de bens. Pacioli, não foi o criador, pois o método das Partidas dobradas já era utilizadana Itália desde o século XIV.
A contabilidade das Partidas dobradas, enfatiza que a teoria contábil do débito e crédito, corresponde a teoria das números positivos e negativos, contribuindo...
tracking img