Evolução dos computadores

Páginas: 24 (5818 palavras) Publicado: 17 de março de 2011
FALANDO DE COMPUTADORES
João Pedro Marqueze(

“...As idéias estavam amadurecidas, e a presença de Von Neumann (junto à equipe do Eniac) catalisou-as. Foi concebido... Edvac... O computador moderno acabava de nascer...”
(Tércio Pacitti)

RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar um breve relato da história da informática. Breve porque se fossemoscontar sua história com riqueza de detalhes seria necessário escrevermos um livro e não um artigo propriamente dito. 
Para este fim faremos uma rápida trajetória, abordando o surgimento do primeiro computador, os antecedentes deste fato, e todo o percurso desde a antiguidade até os dias atuais. 
Vamos lá...

ABSTRACT

This article has for objective to present an abbreviation report of thehistory of the computer science. Brief because if will count its history with all the details it would be necessary we write a book and no an article.
For this end we will make a fast path, approaching the appearance of the first computer, the antecedents ofthis fact, and the whole way from the antiquity to the current days.
Let’s go there...

Preliminares

Este artigo é dedicadoprincipalmente aos professores e teve como ponto de partida um professor em especial: eu mesmo. Leigo que era em conhecimentos a respeito da trajetória dos computadores lá fui eu, em muitos livros e artigos, procurar conhecer um pouco da sua história. Confesso que aprendi muito e pude observar que a construção destas fascinantes máquinas está diretamente ligada com a matemática, ou melhor, com a matemáticados matemáticos.
É difícil passar por esta trajetória sem esbarrar com nomes de matemáticos e desta forma, acredito que assim com a história da matemática nos faz entender muito a respeito da matemática, a história dos computadores também o faz. Ao passear por esta história vi que grandes feitos matemáticos aconteceram por força desta mesma história, isto é matemática sendo construída,desenvolvida, aprimorada e tomando força na pesquisa de projetos para a criação dos computadores, haja visto que esta não era a intenção inicial. Neste aspecto, D’Ambrósio (1999), assim se manifesta: 
Na Segunda Guerra Mundial a Matemática com fins militares teve seu apogeu. Basta lembrar dois grandes matemáticos, Sir James Lightill, creditado como tendo desenvolvido a PesquisaOperacional para as forças armadas da Inglaterra, e John Von Neumann, apontado como o criador dos computadores eletrônicos dos Estados Unidos. (p. 102)
Espero poder estar contribuindo com todos aqueles que, assim como eu, nada sabia a respeito de computadores. Hoje um pouco eu já sei.

Introdução

O homem é um ser insaciável. Sua busca infinita em ferramentas que possam fazer suas tarefas pareceinfindável. Este processo de automatizar as coisas rotineiras da vida pelo homem coloca-o às vezes em competição com ele mesmo, dando a máquina à sua própria inteligência. Mas será isto possível. Pode uma máquina ter ou até superar a inteligência humana? Célebres pesquisadores em inteligência artificial acham que sim e que num futuro próximo a máquina substituirá o homem, dentre eles H.A. Simon eMarvin Minsky . Segundo Pessis-Pasternak (1993)estes pesquisadores afirmam que poderiam criar um robô que seria capaz de pensar comoum ser humano.
Eu, particularmente, acho isto impossível, pois a mente humana é insuperável, indecifrável e é ela que cria, que constrói, que transforma o meio exterior transformando, desta maneira o seu interior.Ninguém, sem ser o homem, tem esta capacidade. O serhumano tem memória que não pode ser confundida com a memória dos computadores. Estes últimos não tem memória e sim “sistema de armazenamento”, que só pode reproduzir o que nele for colocado. 
Mas o que não se pode discutir é que o computador hoje já faz parte de todos nós e mais alguns poucos anos será um fator comum em nossas vidas, assim como é o rádio, a televisão, o micro-ondas, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!