Evolução do pensamento econômico: breve retrospecto

CAP 2
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO:
BREVE RETROSPECTO

RESUMO

A teoria econômica de forma sistematizada iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em1776. Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética.
A partir do século XVI observamos onascimento da primeira escola econômica o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de umanação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas.

No século XVIII, uma escola de pensamento francesa, a fisiocracia, elaborou alguns trabalhosimportantes. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais,desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. O trabalho de maior destaque foi o do dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique. Apesar de os trabalhos dos fisiocratasestarem permeados de considerações éticas, foi grande sua contribuição à analise econômica. O Tableau Économique do dr. Quesnay foi aperfeiçoado e transformou-se no sistema de circulação monetáriaimput-output criado no século XX(anos 40) pelo economista russo, naturalizado norte-americano, Wassily Leontief, da Universidade de Harvard. A fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo.

Os ClássicosAdam Smith (1723-1790)
Considerado o precursor da moderna Teoria Econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado, com um corpo teórico próprio, Smith já era um renomadoprofessor quando publicou sua obra A riqueza das nações, em 1776. Em sua visão harmônica do mundo real, Smith acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência, uma “mão invisível” levaria a...
tracking img