Evolução do ensino de ciencias

Páginas: 10 (2361 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
Educação inclusiva alguns aspectos para a reflexão

O texto educação inclusiva, nos traz alguns pontos relevantes para a reflexão da temática levantada. Sendo a proposta de educação inclusiva, permeada por uma aspiração antiga, que visa oferecer a todos uma educação de boa qualidade, buscando de meios e modos de remover as barreiras para a aprendizagem e para a participação dos aprendizes,neste texto, a autora procura destacar alguns dos principais objetivos que fundamentam a proposta de educação inclusiva. Entre eles estão:
Os aspectos denotativos e conotativos de alguns termos frequentemente utilizados em nossas narrativas; faz – se aqui, uma revisão dos conceitos que merecem destaque perante o assunto, onde estar relacionado a questão da educação, educação especiale atendimento educacional especializado; inclusão e integração, igualdade e equidade, necessidades educacionais e necessidades educacionais especiais.
Considerando as colocação referente á educação, os conceitos de educação existentes na literatura dizem respeito a espécie humana e a caracterizam como processo integral no qual o homem, em integração com a cultura em que vive,desenvolve-se globalmente isto é, nos aspectos físicos, motores, psicomotores, intelectuais, afetivos e político sociais ).
Quanto á educação especial está, na LDBEN (1996), conceituada como “modalidade de educação escolar preferencialmente na rede de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais” e nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Basica.Assim, as idéias de inclusão e integração, tem grande participação na educação inclusiva, sendo que principalmente na década de 80, quando se inicia a idéia de educação inclusiva, o termo integração é bastante utilizado e a educação inclusiva e caracterizada pela pratica de integrar o aluno com NEE, o que foge do ideário da educação inclusiva pelo fato de que, na integração oaluno é quem deveria se adaptar na escola, se socializar e participar do meio social, enquanto que na inclusão, o ambiente escolar deve ser produtivo para o aluno se desenvolver, ou seja, diferente do processo de integração, na inclusão a escola deve se adaptar ao aluno., criar condições de integração, com vistas à assimilação dos excluídos,sejam eles portadores de deficiência ou não, como aponta aautora. Outra questão que têm sido discutidas, são as idéias de igualdade e equidade. A igualdade são os direitos garantidos em lei, como consta no texto, (...) a igualdade é sempre mencionada como sinônimo de paridade, de uniformidade de direitos por justiça, já que todos são iguais perante a lei, tendo os mesmos direitos e deveres atribuíveis a qualquer cidadão. (...). Por outro lado, a equidadecomo definida no texto, implica educar de acordo com as diferenças e necessidades individuais, sem que as condições econômicas, demográficas, geográficas, étnicas ou de gênero acarretem um impedimento à aprendizagem (...).
No entanto, seguimos nossa discussão buscando identificar os excluídos da educação. Serão os excluídos da educação somente as pessoas com necessidadeseducacionais especiais? Teoricamente, são excluídos os que não conseguem ingressar nas escolas e, também aqueles que mesmo matriculados, não exercitam seus direitos de cidadania de apropriação e construção de conhecimentos, o que podemos observar dentro dos dados estatísticos, que revelam um alto índice de alunos matriculados na rede privada de ensino possivelmente pelo fato de não terem conseguidovagas na rede publica. Com isso, os fatores que contribuem para exclusão escolar, estão associados também aos problemas oriundos do modelo social e econômico vigente em nosso pais, os das políticas publicas, os intrísecos da educação escolar e a pratica pedagógica, alem daqueles intrínsecos aos alunos. Dentre os aspectos nessa discussão, um dos mais importantes esta relacionado com a criação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino de Evolução
  • A evolução do ensino
  • evoluçao da ciencia
  • Evolucao da Ciencia
  • A evolução da Ciência
  • A evoluçaõ da ciencia
  • Evolucao da ciencia
  • Ciencias No Ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!