Evolução do conceito de responsabilidade social

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
Ao longo das ultimas décadas, vários têm sido os acontecimentos que marcam a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, de acordo com os progressos tecnológicos, assim como do aumento da conscienciatização das populações para o mesmo.
A criação do Clube de Roma, em 1968, reuniu pessoas em cargos de relativa importância em seus respectivos países e visa promover umcrescimento econômico estável e sustentável da humanidade. O Clube de Roma tem entre seus membros principais cientistas, inclusive alguns prêmios Nobel, economistas, políticos, chefes de estado e até mesmo associações internacionais.
O Clube de Roma publicou o relatório Os limites do crescimento, preparada a seu pedido por uma equipe de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology. Esterelatório apresenta os resultados da simulação em computador, da evolução da população humana com base na exploração dos recursos naturais, com projeções para 2100. Mostra que, devido ao crescimento econômico durante o século XXI é de prever uma redução drástica da população devido à poluição, a perda de terras produtivas e da escassez de recursos energéticos.
Em 16 de Junho de 1972inicia-se a Conferência sobre o Ambiente Humano das Nações Unidas (Estocolmo). Ocorre pela primeira vez a nível mundial, preocupação com as questões ambientais globais.
Em 1979 o filósofo Hans Jonas exprime a sua preocupação no livro Princípio responsabilidade.
Em 1980, A União Internacional para a Conservação da Natureza publicou um relatório intitulado "A Estratégia Globalpara a conservação", onde surge pela primeira vez o conceito de "desenvolvimento sustentável".
O Relatório Brundtland, Our Common Future, preparado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987, onde foi pela primeira vez formalizado o conceito de desenvolvimento sustentável.
De 3 a 14 de Junho de 1992, realizou-se a Conferência das Nações Unidassobre o Ambiente e o Desenvolvimento, onde nasce a Agenda 21, e são aprovada a Convenção sobre Alterações Climáticas, Convenção sobre Diversidade Biológica (Declaração do Rio), bem como a Declaração de Princípios sobre Florestas.
Em 1993 acontece o V Programa Ação Ambiente da União Européia: Rumo a um desenvolvimento sustentável. Apresentação da nova estratégia da UE em matéria deambiente e as ações a serem tomadas para alcançar um desenvolvimento sustentável para o período 1992-2000.
27 de maio de 1994 - Primeira Conferência sobre Cidades Européias Sustentáveis. Aalborg (Dinamarca), de onde surgiu a Carta de Aalborg.
8 de Outubro de 1996 - Segunda Conferência sobre Cidades Européias Sustentáveis. Plano de Ação de Lisboa: da Carta à ação.1997 - 3 ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, em Kioto, onde se estabelece o Protocolo de Kioto.
8 de Setembro de 2000 - Após os três dia da Conferencia os lideres mundiais na sede das Nações Unidas, a Assembleia Geral aprovou a Declaração do Milênio.
2000 - Terceira Conferência Européia sobre Cidades Sustentáveis.
De 26 a 4 de Setembro de2002 - Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +10), em Joanesburgo, onde reafirmou o desenvolvimento sustentável como o elemento central da agenda internacional e se deu um novo impulso à ação mundial para combater a pobreza assim como a proteção do ambiente. [19]
Fevereiro de 2004 - A sétima reunião ministerial da Conferência sobre Diversidade Biológica foicelebrada com a Declaração, que gerou descontentamento entre os países pobres e não satisfez plenamente as nações ricas.
2004 - Conferência Aalborg +10 - Inspiração para o futuro. Apelo a todos os governos locais e regionais da Europa para participar na assinatura do compromisso de Aalborg e fazerem parte da Campanha Européia das Cidades Sustentáveis e Cidades.
11 de Janeiro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ORIGENS E EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • Conceito de responsabilidade social empresarial
  • Conceito De Responsabilidade Social
  • conceitos de responsabilidade social
  • Conceitos sobre responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Explique o conceito de responsabilidade social empresarial
  • Responsabilidade social: um conceito em busca de definição.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!