Evolução de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE INFORMÁTICA
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
| |

OU
[pic]

Basta usar uma das figuras...

A Evolução dos Computadores

Nome completo do aluno

RECIFE, Janeiro de 2007
Resumo

O objetivo do presente trabalho é abordar a História da Computação considerando a evolução das tecnologias de fabricação do hardware e a evolução dossistemas operacionais até os dias atuais, o que resultou na automação dos processos aritméticos e conduziu à tecnologia dos computadores. Esta monografia apresenta as gerações de computadores e como os sistemas operacionais foram adquirindo um papel significativo na evolução dessas máquinas, procurando dar mais ênfase aos computadores IBM 360, Macintosh e IBM PC na área de hardware, e aos sistemasoperacionais Windows, Linux e MacOS.

Sumário

1 – Introdução 1
2 – Os Primórdios da Evolução Tecnológica 2
3 – As Gerações dos Computadores 4
3.1 A 2ª Geração 4
3.2 A 3ª Geração 5
3.3 A 4ª Geração 5
3.4 A 5ª Geração 6
3.5 Considerações Finais 6
4 – A Evolução dos Sistemas Operacionais 8
4.1 Windows 8
4.2 Linux 8
4.3 MacOS 9
4.4 Considerações Finais 10
5 –Conclusão 11
Referências Bibliográficas 12

1 – Introdução

Para a Ciência progredir, constroem-se instrumentos mais poderosos, que efetuam cálculos mais precisos, ampliam o conceito das teorias, etc. Em geral, as pesquisas evoluem a partir de conhecimentos do passado, procurando desvendar lacunas do conhecimento. O cientista se sentirá mais seguro em sua área de atuação se conhecer suaevolução histórica, as dificuldades e soluções encontradas e os problemas que ainda não foram resolvidos.

Também é necessário que, dentro da Computação, apareçam trabalhos neste sentido, feitos por pessoas da área, com conhecimento dos conceitos relacionados aos computadores, que servirão de base e referência para os estudantes e novos pesquisadores que adentram a área.

O presente trabalhoprocura expor as etapas da evolução das máquinas [1] e dos sistemas que fizeram explodir a evolução tecnológica [7]. Esta evolução trouxe a solução para muitos de nossos problemas conhecidos, e que certamente trarão para aqueles que ainda não conseguimos solucionar.

No capítulo 2, abordaremos o início da evolução tecnológica, como as máquinas surgiram e quem as concebeu. No capítulo 3, faremosuma viagem pelas gerações de computadores, abordando os impactos que cada uma causou em sua época. O capítulo 4 aborda a evolução dos softwares, a importância deles para a computação, e traça um paralelo sobre algumas características de cada um. Por último, no capítulo 5, estão apresentadas as conclusões retiradas do que foi exibido nos capítulos anteriores.

2 – Os Primórdios da EvoluçãoTecnológica

Os primeiros dispositivos que surgiram para ajudar o homem a calcular têm sua origem perdida nos tempos [2]. É o caso, por exemplo, do ábaco e do quadrante. O primeiro, capaz de resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão de até 12 inteiros, e que provavelmente já existia na Babilônia por volta do ano 3.000 a.C. Foi muito utilizado pelas civilizações egípcia,grega, chinesa e romana, tendo sido encontrado no Japão, ao término da segunda guerra mundial.
Com o desenvolvimento dos primeiros dispositivos mecânicos para cálculo automático, começa efetivamente a vertente tecnológica que levará à construção dos primeiros computadores [4].
O matemático inglês Charles Babbage é conhecido como o "Pai do Computador". Babbage projetou o chamado"Calculador Analítico", muito próximo da concepção de um computador atual. O projeto, totalmente mecânico, era composto de uma memória, um engenho central, engrenagens e alavancas usadas para a transferência de dados da memória para o engenho central e dispositivos para entrada e saída de dados. O calculador utilizaria cartões perfurados e seria automático.
Por algum tempo, o governo britânico...
tracking img