Evolução da sequencia pedagogica na natação

Páginas: 11 (2748 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
1 - Introdução

O nadar é entendido como qualquer ação motora que o individuo realiza intencionalmente para se deslocar em meio líquido. Esse conceito faz com que não nos prendemos apenas nos nados já conhecidos (crawl, costas, peito e borboleta) quando realizamos um programa de ensino da natação.
Estudos mostram que muitos professores conhecem a importância da fundamentaçãometodológica de suas aulas, porem não aplicam, por não terem o conhecimento de sua aplicabilidade e pela falta de conhecimento conceitual das diversas etapas, mas sim pela dificuldade de adaptá-las à sua didática. (Lima, 2006)
Um dos aspectos mais importantes que esses estudos mostram é que há uma sequencia normal de desenvolvimento motor no meio liquido que pode ser observada desde quehaja a oportunidade para que os alunos interajam neste meio. Os professores devem, portanto conhecer as diversas metodologias e sequencias didáticas para que o aluno possa aproveitar da melhor maneira, não só o aprendizado do nadar, mas também usufruir de todos os benefícios que podem ser conquistados com a prática da natação.
Neste presente estudo vamos tentar esclarecer e mostrar aevolução das técnicas utilizada para o aprendizado e alguns dos métodos mais utilizados para fundamentar um programa de ensino de natação para crianças, buscando identificar o que há em comum e o que difere nos métodos apresentados até hoje na literatura.

2- Natação

Segundo TAHARA e SANTIAGO (2006), a busca pela pratica da natação vem se modificando através dos tempos, a procura poressa atividade se dá atualmente, em busca do lazer, satisfazendo as necessidades intrínsecas e desejos dos indivíduos. A prática da natação trazem muitos benefícios a curto e a longo prazo para todos as pessoas, independente da idade, do gênero, da raça ou de problemas físicos ou mentais de seus praticas, as principais delas está a sensação de bem-estar que a prática da atividade físicaproporciona, melhora da auto-estima, da oxigenação no sangue, diminuição da freqüência cardíaca, do estresse, melhora da capacidade respiratória entre muitos outros.
O mesmo autor destaca que o ambiente aquático vem sendo utilizado desde os primórdios como local para limpeza corporal, local para práticas religiosas, área de lazer entre outros. Atualmente existem vários trabalhos realizados nessesambientes como, por exemplo, a pratica da natação, hidroginástica, pólo aquático, hidroterapia, pois este ambiente favorece muitas funções orgânicas para que haja um melhor desenvolvimento das atividades, também favorecida pelos diferentes métodos de tratamento da água.
FERNANDES, COSTA (2006) relata que um dos primeiros registros sobre a prática da natação vem do século XIII a.C.japoneses e chineses realizavam exercícios físicos na água com objetivos médicos, os gregos praticam a natação buscando um desenvolvimento ótimo do corpo, os germânicos mergulhavam seus filhos nas águas geladas buscando um aumento da resistência dos mesmos.
Lima (2006), a aprendizagem da natação, há tempos atrás, era realizado com um modelo mecanicista, pois era ensinado por técnicos denatação, sem uma grande preocupação no bem estar dos alunos e, muitas vezes, fugindo do objetivo do praticante. Alguns anos antes a natação era ensinada por militares, que utilizavam a natação para condicionar os soldados.
A aprendizagem, em qualquer segmento de ensino, deve ser composta por um planejamento, um método que norteará o trabalho para que o objetivo do praticante seja alcançado commaior eficácia. Entendemos por método, um caminho ou procedimento, organizado racionalmente com a finalidade de tornar mais fácil e mais produtivo para o alcance de determinada meta. (Rays, 1996)
Para elaborar um programa de aprendizagem da natação para crianças devem-se respeitar as fases de desenvolvimento de seus praticantes, suas necessidades, experiências anteriores, adaptando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sequencia Pedagogica
  • sequencia pedagogica
  • evolução da natação
  • Evolução da natação
  • Evolução da natação
  • ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
  • Evolução da natação no brasil e no mundo
  • A evolução da natação no brasil e no mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!