Evolução da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EVOLUÇÃO DA QUALIDADE NO BRASIL

O desenvolvimento da qualidade surgiu no Brasil a partir dos anos 50 com a criação das industrias de produtos de base. “A preocupação com segurança pessoal e operacional, através da qualidade dos equipamentos, surgiu nas industrias siderúrgica, do petróleo e petroquímica”. (MARTINS, 2003, p.21)
Quando o assunto é a qualidade no Brasil é, fora de dúvida, que aúltima década do século teve como marca dominante sua elevação, do anterior status eminentemente operacional e fabril, para uma posição-chave na gestão empresarial, no conceito da gestão pela qualidade total.
O que na década de 80 acontecia como um movimento disperso, fechado em algumas poucas empresas, em setores específicos da economia, e com foco restrito à qualidade nos processos de produção enos produtos finais, transformou-se numa verdadeira revolução gerencial em muitas empresas brasileiras na década de 90, com o foco sendo ampliado para a qualidade da gestão latus sensus. Esse movimento tornou-se um dos impulsionadores de relevo ao desenvolvimento econômico nacional no período.
Assim, nos anos 90 a qualidade ganhou o status de modelo de gestão empresarial, indo além das linhas deprodução para os processos gerenciais mais amplos. A família de normas ISO 9000, editada em 1987, consolidou-se na década de 90 como referência de sistemas da qualidade, aceita internacionalmente.
No Brasil, o crescimento do número de certificados ISO 9000 cresceu exponencialmente, saindo de 18 certificados emitidos em 1990 para 5285 emitidos em 1999, havendo atualmente 5695 certificados(números de maio de 2000).
Embora a ISO 9000 deva ser considerada como um dos mais importantes indutores da qualidade na gestão empresarial brasileira, refletindo sua enorme aceitação mundial como elemento facilitador do comércio internacional, seu escopo muito focado na padronização de processos produtivos não foi o fator determinante da mencionada mudança de status experimentada pela qualidade. Provadisso é que sua recente revisão ISO 9001/2000 amplia grandemente seu escopo, que passa agora a incluir outras dimensões da gestão.Certamente, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP), lançado pelo governo federal no início da década, constituiu-se em elemento de integração de esforços, de disseminação de informações e experiências, e de estímulo à aplicação crescente de novaspráticas gerenciais, para a consolidação da gestão pela qualidade total no país.Naquele início de década, sob o patrocínio do PBQP, intensificou-se o intercâmbio com instituições americanas, européias e japonesas, de modo que rapidamente formou-se uma expressiva competência nacional quanto à gestão pela qualidade total, multiplicada para muitas empresas sobretudo por meio do trabalho competente deconsultoria prestado por entidades como a Fundação Christiano Ottoni, a Fundação Vanzolini, o IBQN e outras.Foi na mesma época que 39 empresas instituíram a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, lançando o Prêmio Nacional da Qualidade, segundo o modelo do Malcolm Baldrige National Quality Award, lançado anos antes nos Estados Unidos. Os critérios do PNQ forneceram o necessário alargamento deescopo para o tema qualidade, ao tratar de todos os mais importantes aspectos da gestão empresarial de modo claro, prático e objetivo, sob os fundamentos da qualidade total.
Alguns prêmios estaduais (Programa Gaúcho, por exemplo) e setoriais foram então estabelecidos a partir do PNQ, o que alavancou ainda mais a qualidade como modelo de gestão para a excelência empresarial.
Não se pode deixar deconsiderar que fatores conjunturais importantes foram os mais fortes elementos de impulso da citada revolução pela qualidade total. O novo ambiente competitivo estabelecido com a globalização e a abertura econômica do país, expondo as empresas brasileiras ao duro jogo da competição internacional, ressaltou o valor da qualidade da gestão, segundo os postulados básicos da qualidade total, tais...
tracking img