Evolução da economia

Páginas: 8 (1962 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
Evolução da Economia Política

1- Evolução da Economia Política

1.2- História da Economia

O estudo da economia surge com uma importância enorme, a partir do século XXIII, que visava, principalmente, o desenvolvimento de análises para assim facilitar a identificação dos problemas da sociedade, criando a possibilidade de racionalizar os recursos disponíveis; ficando claro o seu papel nodesenvolvimento das Nações.
Muito antes disso já objetivava uma meta: solucionar os problemas econômicos encontrando para isso um caminho eficaz e eficiente. Da Grécia e Roma surgem as primeiras manifestações para a evolução econômica. Com a Idade Média surge a explosão demográfica e, como até o momento a produção era quase toda rural, o comércio internacional ganha força abrindo caminho para aprodução têxtil. Surgia também o sistema bancário. Agora o comércio passa a ter intervenções que criaram parâmetros tentando coibir abusos. Com o fim da Idade Média surge o mercantilismo que se baseava no acúmulo de metais preciosos com a chamada balança comercial favorável. Em seguida a economia cria bases científicas e o rei começa a perder o poder de intervir nos assuntos econômicos, oliberalismo tira o poder centrado. O fim da Idade Média era iluminado com o racionalismo. O Estado não deveria limitar-se a acumulação de metais, pensamento dos fisiocratas, e a agricultura seria o centro da base econômica. Este último ponto era discordado por Adam Smith, liberalista econômico. A não intervenção do Estado, defendida por Smith, começou a partir do século XIX, a enfrentar outros tipos desistemas, como o socialismo. A ideia era que o Estado interviesse e distribuísse a riqueza entre a nação, divulgada por Karl Marx.

1.3- Atualidade

O comportamento dos povos, a partir do século XVII, mudou profundamente com os problemas enfrentados. As guerras mundiais e a depressão de 1929 fizeram que as nações envolvidas pensassem profundamente sobre a organização dos sistemas. Os estudiososda economia precisavam encontrar o caminho da estabilidade, o mundo procurava amenizar as desigualdades entre os povos. Durante a crise de 1930 a Teoria Geral criada por Jonh Maynard Keynes mostrar que a economia deve ser centrada no emprego e na produção. Superando assim Smith por tratar de fatores das flutuações de renda e do emprego. Keynes defendia o intervencionismo do estado de formamoderada na economia.

2- Análise da Evolução da Ciência Econômica

2.1- O contexto histórico

As idéias econômicas devem ser analisadas conforme a época que foram proposta.

2.2- Cada ideia baseia-se em outra ideia

Cada autor desenvolve sua ideia econômica com base nas ideias preexistentes, nos conhecimentos já adquiridos com a ajuda de outros autores.

3-Fases da Evolução da CiênciaEconômica

São quatro as fases da evolução da ciência econômica:

Fase Pré- Científica (1750)

Fase da criação científica da economia (1750 a 1870)

Fase da elaboração dos princípios teóricos fundamentais (1870 ao início da Depressão de 1929)

Contemporânea (1929 em diante)

3.1- Fase Pré- Científica

O primeiro a utilizar o termo“economia” foi o filósofo Xenofonte – (431-355 a.C.- (de oikos,casa e nomos lei) e tinha como sentido a gestão de bens privados.

3.1.1- Grega

Aqui a economia constitui conjunto de preceitos, ideias de caráter mais filosóficos, ainda não existe um pensamento econômico independente.

3.1.2- Roma

Embora a economia fosse mais intensa em Roma do que na Grécia, a maior preocupação era com arede de transporte e tributação, assim a economia continha ideias mais voltadas à política, garantidoras do poder imperial.

3.1.3- Medieval

Ao contrário da Antiguidade, o período medieval continha mais preceitos morais cristãos do que os filosóficos e políticos. Desenvolvidas para moralizar interesses pessoais. Atividades regionais e inter-regionais foram mediatas para reconhecer a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evoluçao economia
  • economia e sua evolucao
  • evolucao da economia
  • Evolução da economia
  • Evolução da economia
  • Evolucao da Economia
  • Evolução de economia
  • Evoluçao da economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!