Evolução da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho foi analisar a evolução do pensamento contábil
simultaneamente à evolução da espécie humana. É enfocado na evolução do pensamento contábil com a própria evolução do conhecimento humano, buscando provar que o pensamento contábil acompanhou a evolução, inclusive participando do conhecimento, a ponto de tornar-se um ramo do conhecimento humano.Neste estudo, por meio de levantamento bibliográfico ,pretende-se acompanhar o desenvolvimento da História da Contabilidade ao longo do tempo, desde seus primórdios até o seu atual estágio e o seu reconhecimento como ciência. Procurou-se através de uma análise analítica estudar a evolução histórica do pensamento Contábil. Foi abordado as diversas fases (Eras) desse conhecimento desde a primitiva até afase atual, compreendendo a importância da escrita, do desenvolvimento das civilizações, das influências doutrinárias italianas e americana, o objeto da contabilidade , seus objetivos. Ainda iremos abordar também o uso da informação contábil com a utilização dos relatórios contábeis.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
A Contabilidade surgiu junto com a necessidade humana social deproteger seus bens e perpetuar-se em posse de deste. Ao decorrer dos tempos o homem se tornou um ser individualista, materialista e ambicioso, querendo assim ter domínio total de sua riqueza. Porém a partir do momento de sua morte quem herdava sua riqueza eram seus filhos ou parentes e esta riqueza ficou denominada como patrimônio.
A origem da contabilidade veio para auxiliar os registros docomércio. Pesquisas dizem que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A atividade de troca de bens entre pessoas era freqüente e registrado em relatório sobre o fato. Lembrando que naquela época não existia números, moedas e nem escrita. A contagem de bens se fazia valer através de pedrinhas em muitos dos casos. Ex: A contagem de cabeças de ovelhas, que naquela época era o que mais secriava, e que hoje nós chamamos de inventario. Nesta faze empírica da contabilidade utilizavam desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio que a pessoa possuía.
“Com o passar do tempo, o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento de extravio (perdas) de ovelhas, mortes etc.”-MARION, Jose Carlos- introdução ateoria da contabilidade.’’
Não existia o conhecimento da matemática, das letras da negociação, e as vezes o patrimônio era limitado,ainda assim a contabilidade servia como instrumento de identificação do valor do patrimônio. Existiu-se então a fase mnemônica da contabilidade que eram símbolos gravados em barro ou placa de argila, surgindo assim os registros. As placas de argila serviam comorelatório. A contabilidade se desenvolveu lentamente ao decorrer dos séculos. A fase pré- cientifica da contabilidade só surgiu após 5.500 anos. O desenvolvimento econômico vai trazer cada vez mais a importância da contabilidade, porém o mercado de trabalho para as contabilistas só se tornas valorizado na década de 70.
Nos séculos XIV a XVI, o Renascimento destacou e muito as ciências contábeisinclusive na Itália e é Nesta que surge o termo Contabilitá.
Veremos agora características dos quatro períodos de evolução da contabilidade:
Contabilidade do mundo antigo: Se inicia no começo das civilizações e dura até o ano de 1202 da Era Cristã. Era uma contabilidade empírica que tinha como objeto seu patrimônio que na maioria das vezes era composto de rebanhos. Para controlar seurebanho e seus bens o homem fazia uso de gravações e outros métodos. O inventario era o método de controle de todos os seus bens. Os suméricos, babilônios e os assírios utilizavam argila para fazer os seus registros. Por este hábito ficou conhecido as tabuas de Uruk, que mediam cerca de2,5 a 4,5 cm, tendo fazes ligeiramente convexas. Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a...
tracking img