Evolução da contabilidade e auditoria

Páginas: 15 (3732 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
1. Introdução
Dentre as diversas áreas de atuação do contador, a auditoria vem experimentando excepcional desenvolvimento, quer no plano prático, quer no plano teórico. A profissão do auditor data do século XVIII, onde alguns profissionais se autonomeavam contadores públicos, executando, porém um trabalho pouco mais aprofundado do que aquele efetuado pelos contadores comuns.

No século XIX,aparece o denominado perito contador, cuja função básica era a de descobrir erros e fraudes. A partir de 1900, a profissão do auditor tomou maior impulso através do desenvolvimento do capitalismo, tornando-se uma profissão propriamente dita. Em 1934, com a criação da Security and Exchange Comission, nos Estados Unidos, a profissão do auditor criou um novo estímulo, pois as companhias quetransacionavam ações na Bolsa de Valores foram obrigadas a utilizar-se dos serviços de auditoria, para dar maior fidedignidade às suas demonstrações financeiras.
No Brasil, o desenvolvimento da auditoria teve influência de filiais e subsidiárias de firmas estrangeiras; financiamento de empresas brasileiras através de entidades internacionais; crescimento das empresas brasileiras e necessidade dedescentralização e diversificação de suas atividades econômicas; evolução do mercado de capitais; criação das normas de auditoria promulgadas pelo BACEN (Banco Central do Brasil) em 1972, e criação da Comissão de Valores Mobiliários e da Lei de Sociedades Anônimas em 1976.
O trabalho de auditoria deve ser adequadamente planejado e quando executado por contabilistas assistentes, ou seja, pessoal comnível técnico, estes precisam ser convenientemente supervisionados pelo auditor responsável.

2. Objetivo
Evidenciar que a auditoria para atingir sua finalidade deve ser planejada de forma que preveja-se a natureza, a extensão e a profundidade dos procedimentos a serem adotados, bem como os momentos mais propícios à aplicação destes métodos.
Demonstrar como as organizações e profissionais buscamo aperfeiçoamento profissional e como se relacionam com os clientes.
Sendo o objetivo da auditoria, o de expressar opinião sobre a propriedade das demonstrações financeiras e contábeis pretende-se verificar se estas representam a posição patrimonial, contábil e financeira da empresa auditada e adequado para atender as exigências do mundo globalizado.

3. Metodologia
A pesquisa realizadapode ser classificada como uma pesquisa bibliográfica.
A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsa, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico, etc, até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes etelevisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferê4ncias seguidos de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicada, quer gravada (LAKATOS; MARCONI, 1995).
A bibliografia pertinente oferece meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como tambémexplorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram suficientemente e tem por objetivo permitir ao cientista o esforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas afirmações. Dessa forma, a pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras(LAKATOS; MARCONI 1995).

4. Referencial Teórico
4.1. História da Contabilidade e Origem da Auditoria
A contabilidade surgiu como uma parte do conhecimento humano, em função da necessidade básica do homem de contar seus rebanhos, produtos de sua pesca ou caça, cujo objetivo seria garantir o resultado positivo da equação entre necessidade de recursos a disponibilidade para subsistência....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução da auditoria
  • contabilidade e auditoria
  • Contabilidade e auditoria
  • Contabilidade e auditoria
  • contabilidade e auditoria
  • Contabilidade e auditoria
  • Contabilidade e auditoria
  • Contabilidade e auditoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!