Evolução da ciência econômica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução da Ciência Econômica



A história da economia pode ser dividida em quatro fases:


Das origens até 1750 – A fase pré-científica da Economia: O termo “econômico” foi inventado pelos gregos e era um termo usado para conhecimentos práticos de administração doméstica, em que não era um pensamento econômico independente. Na antiguidade romana, idem, já que eles estavam maispreocupados com a política do que com a economia. Na Idade Média começou a existir uma atividade econômica regional e inter-regional e isso melhorou o comércio. A economia medieval era dependente da filosofia e política e eram orientados pela moral cristã. O mercantilismo fez com que os economistas pensassem em soluções para que os governantes de alguns países aumentassem suas riquezas.
Houvealgumas transformações que foram essenciais para o início do mercantilismo e são elas: Transformações intelectuais (Renascimento, grande explosão artística e literária e novas ideias feitas pela imprensa); Transformações religiosas (Movimentos da Reforma que eram a favor do individualismo e a atividade econômica); Transformações do padrão de vida (Reabilitação da vida material à bem estar);Transformações Políticas (Surgimento do Estado Moderno); a mais importante: Transformações geográficas (crescimento dos limites de mundo, grandes descobertas e tentativas para desenvolver a navegação); e Transformações Econômicas (criação da moeda e crescimento do valor do ouro e da prata). O mercantilismo foi importante para a mudança da economia regional para a economia nacional das nações ocidentais daEuropa, porém, não houve tanta importância na questão da economia ser tratada cientificamente e sim duas obras: a Political arithmetic de William Petty e Essai sur la nature du comerce em general de Cantillon e ajuda do Dr.Quesnay.
A criação científica da Economia: de 1750 a 1870: A Fisiocracia, conhecida como uma escola econômica era vista mais como uma “seita” de filósofos-economistas queteve um repentino surgimento e desaparecimento, a doutrina da Fisiocracia era da Ordem Natural. Quesnay criou princípios de filosofia social utilitarista, do Harmonismo, da teoria da capital e etc. Adam Smith se juntou com Quesnay e outros fisiocratas e deu início à ciência econômica.
Smith era simpático e conquistava os trabalhadores. Ele acreditava na individualidade do homem, que se esforçapara melhorar sua própria vida, mas em harmonia com a natureza. O homem tem o instinto de “troca” e isso era fundamental na vida. Ele dizia que a concorrência desenvolvia a economia.
Malthus, Ricardo, Stuart Mill e Say foram seguidores dos pensamentos de Smith e ajudaram a resolverem questões não-claras da obra de Smith. Malthus dizia que a população e seu crescimento era muito maior que oavanço nas terras. Essa foi uma forma de demonstrar dados. Ricardo era objetivo e claro, mostrando a distribuição de renda e lidou com problemas do comércio internacional. Stuart Mill foi o responsável pela “justiça social”, com as leis da economia em geral e distribuição da renda em particular. Say se voltou à empresários e ao lucro. Para ele, o mercado dependia de três elementos: o trabalho, ocapital e os agentes naturais.
Karl Marx era contra os pensamentos dos clássicos, criticando a doutrina de Malthus falando que o crescimento da demografia podia diminuir a população. Modificou a análise do valor, criou conceitos, analisou a acumulação de capital, as crises econômicas, etc.
A elaboração dos principais teóricos fundamentais: 1870-1929: Em 1870, os economistas tiveram quecomeçar a se preocupar com a colocação de recursos escassos entre usos alternativos, com o objetivo de satisfazer o cliente e assim a economia se expandiu internacionalmente, tornando-se disciplina acadêmica podendo ser dominada por qualquer pessoa e não somente homens de negócio.
Em 1929 houve a “Grande Depressão” quando os economistas perceberam que a ciência clássica e seus conceitos não...
tracking img