Evolução da administração

Páginas: 9 (2217 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
Administração – Uma análise histórica

As primeiras teorias da Administração nasceram na era Industrial Clássica, isto é, no inicio do século passado, simultaneamente nos Estados Unidos da America e Europa, com os teóricos Frederick Taylor e Henry Fayol, mais precisamente no ano de 1890.
Com a Revolução Industrial, as empresas tiveram a oportunidade de crescer e se tornar mais complexas,e com o surgimento das economias de escala (reduções no custo médio de uma unidade de produção à medida que o volume total cresce), estas empresas lutaram ainda mais para crescer. Surgiram oportunidades para a produção em massa, que geraram pensamentos intensos e sistemáticos a respeito de problemas administrativos, como por exemplo, a questão da eficiência, processos de produção de redução decustos.
A evolução do pensamento administrativo se divide, segundo a classificação apresentada por Lacombe e Heilborn (2003), em duas abordagens: Teorias Clássicas e Contemporâneas. Essas abordagens tentaram explicar situações enfrentadas pelos administradores e auxiliá-los fornecendo ferramentas para a resolução de problemas futuros.
Cada teoria das organizações dá mais ênfase a um aspectoespecífico em administração. Algumas valorizam os aspectos técnicos como tarefas, estrutura organizacional, normas, responsabilidades dos administradores e hierarquia e são denominadas mecanicistas. Outras enfatizam mais as pessoas que constituem a organização, destacando temas como motivação e comportamento e são chamadas de comportamentais. Outras priorizam as relações entre as partes daorganização e a sua interação no ambiente externo no qual está inserida. É o que se chama de enfoque sistêmico.
A Abordagem Clássica compreendeu o período de meados do século XIX até o início da década de 50 do século XX, estando dividida entre Administração Sistemática, Administração Científica, Gestão Administrativa, Relações Humanas e Burocracia.
A Administração Sistemática buscou criar procedimentose processos específicos nas operações para garantir coordenação dos esforços. Destacava operações econômicas, assessoria adequada, manutenção de estoques e controle organizacional, que seriam alcançados através da cuidadosa definição de obrigações e responsabilidades. Os administradores se preocupavam com o crescimento explosivo da demanda proveniente da Revolução Industrial. A respeito da forçade trabalho, não havia muita organização e os administradores não eram muito orientados para as pessoas.
A Administração Científica, segundo Bateman e Snell (1998), foi introduzida por Frederick Taylor, que defendia a aplicação de métodos científicos para avaliar o trabalho e definir maneiras para completar as tarefas de produção de maneira eficiente. Para a execução da AdministraçãoCientífica, Taylor utilizou-se de técnicas como o estudo dos tempos e movimentos, onde todas as tarefas foram divididas em movimentos básicos e gestos diferentes que eram cronometrados para se encontrar uma forma que fosse mais eficiente de completá-las. Destacava também que era de extrema importância contratar e treinar o trabalhador para executar determinada tarefa. Defendia o uso de cartões de instruçãopara auxiliar os trabalhadores na eliminação de fadiga e também a importância da padronização das ferramentas e o uso do sistema de gratificação diferenciada.
A Gestão Administrativa teve início com o engenheiro francês Henry Fayol, por volta de 1916. Para ele toda empresa era composta de seis funções básicas (função financeira, técnica, comercial, contábil, de segurança e administrativa),sendo a função administrativa aquela que coordena e integra todas as demais. Essa função é constituída por cinco elementos, são eles: previsão, organização, comando, coordenação e controle.
Henry Fayol estabeleceu 14 princípios gerais de administração que deviam reger o trabalho do administrador, sendo eles: divisão do trabalho, autoridade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução administração
  • Evolução da administração
  • A evolução da administração
  • Evolução da Administração
  • Evolução da administração
  • Evolução da Administração
  • Evolução da administração
  • Evolução da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!