Evolução da administração pública no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A pesquisa teve por finalidade acompanhar a evolução da Administração Pública no Brasil desde 1930 até os dias atuais, através da produção teórica existente no período. Procura-seidentificar corretes de pensamentos e principalmente mudanças de paradigmas da Administração Pública do país, verificando assim sua consolidação como Ciência.

A Evolução da Administração Pública no BrasilA evolução da administração pública em nosso país passou por três modelos diferentes: Administração Patrimonialista, Administração Burocrática e a Administração Gerencial. Essas modalidadessurgiram sucessivamente ao longo do tempo, não significativa, porém, que algumas delas tenham sido definitivamente abandonadas.
Na Administração Pública Patrimonialista, própria dos estados absolutistasEuropeus do século XVIII, o aparelho do estado é a extensão do próprio poder do governante e os seus funcionários são considerados como membros da nobreza. O patrimônio do estado confunde-se com opatrimônio do soberano e os cargos são tidos como prebendas (ocupações rendosas e de pouco trabalho). A corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
A Administração PúblicaBurocrática surge para combater a corrupção e o nepotismo do modelo anterior. São princípios inerentes a este tipo de administração a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a ideia de carreirapública e a profissionalização do servidor, consubstanciado a ideia de poder racional-legal. Os controles administrativos funcionam previamente, para evitar a corrupção. Existe uma desconfiança préviados administradores públicos e dos cidadãos que procuram o estado com seus pleitos. São sempre necessários, por esta razão, controle rígido em todos os processos, como na administração de pessoal, nascontratações do poder público e no atendimento às necessidades da população.
A Administração Burocrática, embora possua o grande mérito de ser efetiva no controle dos abusos, corre o risco de...
tracking img