Evolução biológica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução Biológica

Processo pelo qual os seres vivos se diversificaram ao longo do tempo, dando origem às espécies atuais ou já extintas em nosso planeta.
Evolução no ramo da biologia é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo.
Do ponto de vista genético, evolução podeser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos.

Este processo é uma consequência da adaptação de um animal ou vegetal ao ambiente em quevivem. Devemos entender adaptação como uma seleção de características acumuladas ao longo do tempo numa certa população.
Exemplos de adaptação dos seres vivos:
* Bico do beija-flor e sua capacidade de manter-se estacionado durante o vôo.
* Dentes dos cavalos com crescimento contínuo.
* Plantas de clima seco com espinhos e caules suculentos, etc. Cada espécie animal ou vegetal estáadaptada ao meio em que vive. Ao mesmo tempo que existe a adaptação das espécies aos vários ambientes, também notamos a grande variabilidade entre elas.
A respeito da variabilidade existem duas linhas de pensamento a serem consideradas:
A - Ideia Fixista
Admitia que os seres vivos foram criados por Deus e que as espécies não se alteraram ao longo do tempo.
Um dos adeptos desta ideia foi Lineu,naturalista sueco que viveu de 1707 a 1778.
B - Ideia Transformista
Admitia que as espécies modificavam-se ao longo do tempo, em resposta a diferentes pressões do meio.
Foram adeptos destas ideias:
Lamarck: naturalista francês que viveu de 1744 a 1829 e
Darwin: naturalista inglês que viveu de 1809 a 1882.

Hipótese Evolucionista de Lamarck - Lamarckismo
Foi um dos primeiros cientistas queapoiou a idéia transformista. Lamarck dizia que as espécies sofriam alterações no decorrer do tempo, com o objetivo de melhorar seu modo de vida a novos ambientes.
Admitia que:
a) A utilização de certos órgãos tende a hipertrofiá-los e a não utilização tende a fazê-los regredir. Este enunciado ficou conhecido como "Lei do uso e desuso";
b) Características adquiridas pelos indivíduos ao longo de suasvidas podiam ser transmitidas aos descendentes. Este enunciado ficou conhecido como "Lei da transmissão dos caracteres adquiridos".
Admite que as mudanças dos caracteres em uma espécie são determinadas pelo esforço próprio do indivíduo em resposta a pressões do ambiente, sendo passadas à prole, constituindo o principal fator evolutivo.
Hoje se sabe que essa transmissão não ocorre, o queinvalida a hipótese lamarckista. Pois, por exemplo, com o uso da musculatura por um indivíduo, há um desenvolvimento em força e tamanho, e com o desuso acaba-se por atrofiar. Essa observação levou Lamark a um erro, concluindo que tal transformação ocorreria também com os órgãos.
Caráter adquirido em uma espécie não é transmitido para seus descendentes.

Algumas Experiências que Mostram erros nasideias de Lamarck:

* Um biólogo alemão chamado Weissman, durante várias gerações de casais de ratos, cortava suas caudas e os colocava juntos para reproduzirem-se e observar seus descendentes. Verificou que os descendentes sempre nasciam com cauda.

* O ritual da circuncisão é realizado entre os judeus para retirada do prepúcio, mostrando que a característica anatômica não se alterou aolongo do tempo.

Teoria da Evolução de Darwin - Darwinismo
Charles Darwin nasceu em 1809 e em 1831, como naturalista, embarcou no navio Beagle a serviço da Inglaterra, numa viagem de mapeamento e pesquisas ao redor do mundo que durou 5 anos. Nas várias paradas que foram realizadas Darwin fazia o levantamento da flora e da fauna do local e também coletava espécies para seus estudos.
Uma de suas...
tracking img