Evolução do conceito de marketingevolução do conceito de marketing

701 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO A evolução do conceito de marketing através das décadas, teve como preocupação maior a evolução do mercado e alterações das necessidades dos consumidores, tendo este, como alvo a ser atingido buscando a satisfação em nível local, como também em outras fronteiras. O papel de oferecer produtos aos consumidores tem que ser visto como responsabilidade e prática constante no processo mercadológico, com a visão de que uma organização deve procurar satisfazer as necessidades de seus clientes.

OBJETIVO Demonstrar a evolução do marketing através dos tempos, mostrando que a maior preocupação sempre foi as necessidades do consumidor.

Justificativa

Marketing não é só propaganda, é aprimoramento de produto, estratégia de administração e conhecimento das necessidades da sociedade consumidora .

Marketing, é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É o processo de planejamento, execução da criação, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias produtos e serviços com vista a satisfazer as necessidades dos indivíduos e organizações, mas também antecipa e cria necessidades futuras com determinado lucro. Analisando historicamente a perspectiva dominante da teoria de marketing das últimas décadas, percebemos que cada período focou em uma área especifica de um determinado agente. As quatro primeiras décadas, com o surgimento de diversas escolas focalizaram apenas no relacionamento entre fornecedores e consumidores. Na década de cinquenta a teoria saiu da estrita relação entre fornecedores e consumidores para uma perspectiva voltada para a pratica do marketing incluindo consumidores e sociedade, com a preocupação de direcionar para os determinantes sociais influenciadores do comportamento humano. Nos anos sessenta o marketing passou a preocupar-se com fatores éticos e sociais, visualizando como atividades influenciadoras da sociedade.

Relacionados