Evollução da Educação

1068 palavras 5 páginas
ETAPA 2
Esta etapa é importante para que você conheça quem foi Jean Piaget e a sua
Contribuição para a Educação.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSO 1
Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Aos onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho científico. Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemológica Genética. Para Vygotsky, a estrutura orgânica e fisiológica humana não é suficiente para produzir o indivíduo. As características individuais dependem da interação do ser humano com o meio físico e social. O desenvolvimento do ser humano não é algo previsível, universal, linear ou gradual. Está intimamente relacionado ao contexto histórico-cultural em que a pessoa se insere e se processa de forma dinâmica. Daí a importância do papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. Ele dizia que a apropriação do conhecimento pelo ser humano decorre das interações entre as pessoas, das mediações propiciadas pelos indivíduos mais experientes em uma determinada cultura. Apropriar-se do conhecimento é uma possibilidade, pois não é uma capacidade que nasce com o indivíduo. Vygotsky estabelece dois tipos de conceitos:
- Os cotidianos (espontâneos) – adquiridos pela experiência direta, não requisitando do aprendiz intencionalidade generalização, elaboração cognitiva;
-Os científicos (intelectuais) – adquiridos pela atividade instrumental e cognitiva, pressupondo atenção e memória voluntárias, capacidade de uso de signos e da abstração, ou seja, requerem condições específicas para sua apropriação, podendo e devendo se desenvolver em função da atividade escolar.
Vygotsky defende que o desenvolvimento e

Relacionados

  • A história da educação no brasil
    2959 palavras | 12 páginas
  • fundamentos da educação
    3538 palavras | 15 páginas
  • TCC Texto Final Roc Sane concluido 1
    4730 palavras | 19 páginas