Everton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC




Allan Aranha
Andrea Gomes
Everton Duarte
Felipe Clemente
Luciana Nakahara
Ricardo Barboza





Trabalho de Conclusão
do 2º semestre na Disciplina
Projeto Integrador – Concepção
de Serviços do Centro Universitário
SENAC – Campus Santo Amaro


Professor: Manoel Garcia






SÃO PAULO
2012


Allan Aranha
Andrea Gomes
EvertonDuarte
Felipe Clemente
Luciana Nakahara
Ricardo Barboza









Projeto Integrador
Concepção de Serviços de TI









Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro, para obtenção da nota parcial do curso de graduação de Gestão de Tecnologia da Informação.Orientador: Manoel Garcia










SÃO PAULO
2012

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. O FILME 7
3. OBJETIVOS 8
4. METODOLOGIA 9
5. DESENVOLVIMENTO 10
5.1 EMPREENDEDORISMO 10
5.2. ANÁLISE DE PROJETOS DE SISTEMAS 12
5.3. FILOSOFIA 15
5.4. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 17
5.5 DESIGN ENGENHARIA DE SERVIÇOS (DES) 19
6. E-SERVICE 22
7. CONCLUSÃO 23
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 241. INTRODUÇÃO


Podemos colocar o serviço, suas cadeias e processos no centro das atividades econômicas de qualquer sociedade. De acordo com Fitzsimmons, nos últimos anos, podemos notar que a Tecnologia da Informação (TI) tem transformado as atividades econômicas em atividades baseadas em serviços.

Tendo em vista a importância do setor de serviços naeconomia, ainda é relativamente pequeno o estudo sistemático dos diferentes aspectos de serviços e sistemas de serviços, incluindo-se Engenharia, Design, Administração, Economia, Aspectos Humanos e Sociais, e o seu relacionamento com as Artes. (Claudio Pinhanez, 2009)

Podemos utilizar o modelo de Dorothy Riddle para embasar essa teoria, dividindo serviços dentro da sociedade dentro dos subgrupos aseguir.

Serviços Empresariais englobando Consultoria, Finanças e Bancos; Serviços Comerciais: Varejo, Manutenção e Concertos; Serviços Infraestrutura: Comunicações e Transportes; Serviços Sociais/Pessoais: Restaurantes, Bares e Serviços Administração pública: Educação, governo

Partindo desse ponto, temos a TI como um transformador da sociedade; agregando valor, agilidade e facilitando asexperiências do dia a dia para todos.

Temos aqui, a relação entre serviços e usuários, sendo ele o maior beneficiário das melhorias trazidas pela Tecnologia da Informação

Nesse momento, analisando o mercado atual de serviços, especificamente em Tecnologia da Informação, notamos um mercado em crescimento e em busca de conhecimento e podemos introduzir o conceito de Ciência de Serviços.

Segundo(Claudio Pinhanez, 2009) a Ciência de Serviços é a disciplina que estuda sistematicamente serviços e sistemas de serviços; Ela estuda os processos que um serviço percorre em sua execução. Desde seu planejamento, análise de mercado, qualidade, demanda, até o usuário final.

Esse conceito ganha força na década de 90, fortemente alavancado pela IBM, dentro de uma análise de mercado e conceitos, que vênessa aquisição e formalização de conhecimento de serviços uma grande chance de expansão e ganho de mercado.

Dentro do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, buscaremos essa formalização de conhecimento em ciência de serviços iniciada na década de 90. Temos dentro do curso, grande parte do foco do conteúdo programático voltada para o estudo dessa Ciência.

Durante esse trabalho,trataremos mais detalhadamente e desenvolveremos, utilizando pesquisas bibliográficas referências teóricas e práticas além de um estudo de caso do filme da Disney Pixar “Ratatouille”, uma análise sobre a Ciência de serviços.

Analisaremos sua concepção; planejamento, estruturação, desenvolvimento, execução e qualidade. Ainda dentro desses pontos faremos uma correlação com as matérias estudadas em...
tracking img