Evasao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA COORDENADORIA DE APOIO PEDAGÓGICO (CAP)

PROJETO DE PESQUISA A EVASÃO NA UNIPAMPA: DIAGNOSTICANDO PROCESSOS, ACOMPANHANDO TRAJETÓRIAS E ITINERÁRIOS DE FORMAÇÃO

JULHO DE 2010.

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. Nome completo dos responsáveis pela execução do projeto: Adriano Rodrigues José, Cecilia Luiza Broilo, Giovani Souza Andreoli, Carlos Xavier Garcia, Tiane AlvesBitencourt, Cláudia Vieira Garrido, Luciano Antoneli Becker, Ana Cristina do Amaral Lovato e Caren Rossi.

1.2. Instituição: Universidade Federal do Pampa

1.3. Coordenadoria/Comissão: Coordenadoria de Apoio Pedagógico (CAP/UNIPAMPA)

1.4. E-mail: pedagogiauniversitaria@unipampa.edu.br

1.5. Endereço: Rua Melanie Granier, nº 48, Centro – 96400-970. Bagé, RS, Brasil. Página eletrônica:http://www.unipampa.edu.br/portal/

1.6. Telefone: (53) 3247-4549 / Ramal 5181

1.7. Equipe: Cecilia Luiza Broilo – Consultora; Adriano Rodrigues José – Técnico em Assuntos Educacionais; Aline Souza da Luz – Técnica em Assuntos Educacionais; Gilvane Correia – Pedagoga; Giovani Andreoli – Psicólogo; Raquel Albernaz Caramez – Assistente Social.

2. DADOS SOBRE O PROJETO

2.1. Título: A evasãona UNIPAMPA – diagnosticando processos, acompanhando trajetórias e itinerários de formação

2.2. Resumo

3. APRESENTAÇÃO

Conforme pode ser lido no Plano Institucional (PI) 2009, a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA nasceu do anseio das comunidades da região e da política de expansão e renovação das Instituições Federais de Educação Superior, que vem sendo promovida pelo governofederal. A sua origem é marcada pela responsabilidade social de contribuir com a região em que se insere – a “metade sul” do Rio Grande do Sul, intervindo nesse extenso território caracterizado por problemas de desenvolvimento sócio-econômico e de acesso à educação básica e à educação superior. Visa ainda contribuir com a integração e o desenvolvimento da região de fronteira do Brasil com o Uruguai e aArgentina. O processo de nascimento da UNIPAMPA foi iniciado no dia 27 de julho de 2005, através de um ato público no município de Bagé. Nesse dia foi anunciada a formação do Consórcio Universitário da Metade Sul, tendo a responsabilidade, num primeiro momento, de implementar a nova universidade. O consórcio foi firmado mediante a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministérioda Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coube à UFSM implantar os campi nas cidades de São Borja, Itaqui, Alegrete, Uruguaiana e São Gabriel e, à UFPel, os campi de Jaguarão, Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul e Santana do Livramento. A UNIPAMPA no seu PI 2009 tem a intencionalidade, pelo seu caráter público de Universidade, deproporcionar meios para que a permanência dos estudantes nos cursos de graduação e a qualidade do ensino se efetive. Por isso da pertinência do presente projeto de pesquisa que visa diagnosticar quali e quantitativamente os fatores que estão levando estudantes a evadirem, numa quantidade significativa, de certos cursos de graduação. Num estudo sobre evasão no ensino superior realizado por Filho e outros(2007) notamos a importância do tema:
O estudo interno, realizado por uma IES com base em seus dados, pode ser muitas vezes mais detalhado porque é possível institucionalizar-se um mecanismo de acompanhamento da evasão, registrando os diversos casos, agrupando e analisando subgrupos, ou diferentes situações [...] e, a partir daí, [...] buscar formas de combatêlas com fundamento nos resultados (p.644).

A partir disso, queremos apresentar as bases e os passos que fundamentam este projeto de pesquisa.

4. JUSTIFICATIVA

O projeto de pesquisa preocupa-se em estudar o tema da evasão no ensino superior, especialmente na UNIPAMPA. A motivação para a realização desta investigação deu-se através dos seguintes fatores: i) contato com dados que demonstram a evasão na UNIPAMPA desde 2006;...
tracking img