Evasão na eja

Páginas: 23 (5549 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2011
PRÁTICAS ESCOLARES PARA DIMINUIR A EVASÃO NA EJA
Selma de Souza Carneiro 1 RESUMO
Este artigo apresenta elementos para o estudo das questões relativas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a evasão escolar e a metodologias e práticas escolares para diminuir o processo da evasão. Utiliza como dados uma pesquisa bibliográfica onde examina questões relacionadas à evasão escolar e busca através dateoria demonstrar que as práticas construtivistas motivam esses alunos a manterem-se freqüentando as aulas. Aponta a necessidade de um ambiente afetivo que propicie aprendizagem, tendo em vista o vínculo com os alfabetizandos no processo de ensino-aprendizagem e a transformação da escola num espaço agregador das práticas sociais, inspirada na concepção de educação com qualidade social, paraconquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho.

Palavras-chaves: Educação de Jovens e adultos; aprendizagem; evasão escolar. ABSTRACT This article presents evidence for the study of issues relating to Youth and Adults (EJA), truancy and school practices and methodologies to reduce the dropout process. Uses data as a bibliographical examines issues related to truancy andsearch through the theory show that the constructivist practices motivate these students to remain attending classes. Indicates the need for a caring environment that fosters learning in order link with the learners in the teaching-learning and school transformation within a aggregator of social practices, inspired by the concept of social quality education, to gain the necessary conditions theprofile required in the job market. Key-words: Youth and adult; learning; school evas.

INTRODUÇÃO
A educação de jovens e adultos tem um longa tradição, na história da educação brasileira chega ao final da década de 90, reivindicando as reformulações pedagógicas. Na verdade os mesmos procedimentos metodológicos adotados nas décadas anteriores continuam atuantes nas escolas, sem haver apreocupação de adaptá-los aos interesses de seus alunos. É importante que o trabalho docente constitua o exercício profissional do educador, representando o seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua
1

Especialista em Ensino de História pelo ICE – Instituto Cuiabano de Educação, Graduada em Licenciatura Plena em História pela UNIVAR – Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e atualmente Professora daUNIVAR – Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. E-mail: selmacarneirobg@hotmail.com.

2 responsabilidade é de preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, na vida cultural e política. A história da educação brasileira vem se processando através de décadas marcadas por políticas educacionais extremamente centralizadoras e autoritárias permeadas dequestões antidemocráticas ideológicas, gerando situações de conflito resistências e desafios, inviabilizando assim a implantação de uma escola independente capaz de gerir democraticamente projetada para a liberdade e autonomia. Apesar de todo o caminho percorrido e dos avanços no sistema educacional de jovens e adultos, muitas escolas não acompanharam as transformações que a sociedade vemexperimentando. Dentro deste quadro, nota-se a importância de que a formação do educador de jovens e adultos se façam numa perspectiva de educação continuada. Considerando esse eixo é que decidi estudar as metodologias aplicadas pelos docentes da educação de jovens e adultos para assim apresentar algumas práticas escolares para diminuir a evasão na EJA ( Educação de jovens e Adultos). A pesquisabibliográfica teve como enfoque principal a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo é destacar o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou não formais, graças as quais as pessoas, desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade. A educação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EVASAO NA EJA
  • evasão na EJA
  • Evasão eja
  • Evasão na eja
  • EVASÃO NA EJA
  • Evasao da Eja
  • Evasão na eja
  • Evasão na EJA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!