Evasão escolar

Páginas: 9 (2085 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
Combatendo a evasão escolar
publicado em 18/05/2006

A prefeitura pode ajudar a diminuir os índices de evasão escolar acompanhando as crianças que têm problemas e procurando as causas da evasão junto às famílias dos alunos.
Autor: Eduardo de Lima Caldas
A evasão escolar é um problema complexo e se relaciona com outros importantes temas da pedagogia, como formas de avaliação, reprovaçãoescolar, curriculum e disciplinas escolares. Para combater a evasão escolar, portanto, é preciso atacar em duas frentes: uma de ação imediata que busca resgatar o aluno "evadido", e outra de reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões enumeradas acima. Além disso, em parceria com o poder judiciário, é importante realizar campanha de esclarecimento, mostrando que oestudo formal é um direito da criança e do adolescente e que, o responsável pode, inclusive responder "processos por abandono intelectual" quando seus filhos evadem dos bancos escolares. Com os Conselhos Tutelares, é importante realizar projetos de complementação de renda e acompanhamento psicológico.
Em Santa Maria-RS (233 mil hab.), em 1997, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação,após diagnóstico realizado ainda em período eleitoral, foi elaborado o Projeto de Combate à Evasão Escolar, atingindo todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.
São três as grandes causas da evasão escolar no município de Santa Maria: desestruturação familiar; necessidade de complementação da renda familiar e repetência escolar. O Projeto, portanto, ao mesmo tempo em que atrai o aluno para aescola, busca combater as causas da evasão.
Os gestores do programa de combate à evasão escolar realizam visitas nas escolas, reuniões com professores, visitas nas residências de alunos com número elevado de faltas, divulgação na mídia dos trabalhos de combate a evasão escolar, contato permanente com o poder judiciário (vara da infância e da juventude) e conselhos tutelares. Além disso, definemestratégias de combate à evasão escolar específicas para cada escola.
Numa outra frente, busca-se tornar a escola mais agradável e atrativa e o curriculum mais próximo das necessidades dos alunos e de suas famílias.
O projeto interage com outros programas conduzidos pela própria secretaria municipal de educação, dentre os quais "Escola Aberta", "Escolas Núcleo Rurais", "Ensino Supletivo", "EnsinoProfissional", "Intervenção de Educadores Especiais e Orientadores Educacionais nas Séries Iniciais".

OBJETIVOS
O principal objetivo do projeto de combate à evasão escolar é promover o acesso e garantir a permanência dos alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Além disso, busca manter as crianças e adolescentes em idade compatível, inseridas no contexto escolar; diminuir a evasãoescolar na rede municipal de ensino; acompanhar a assiduidade dos alunos; apresentar para educadores, famílias, adolescentes e crianças, a importância da educação formal, e assim fazer da relação aluno-escola uma relação de amizade e não de obrigação; criar nas famílias o senso de responsabilidade em relação à educação de crianças e adolescentes; formar cidadãos críticos e conscientes de suasresponsabilidades.
Também são considerados objetivos do projeto, a redução dos índices de marginalização infanto-juvenil, e do índice de analfabetismo.
IMPLANTAÇÃO
O projeto de combate à evasão escolar foi estruturado com base num diagnóstico da situação municipal. Identificado o problema, partiu-se para duas frentes de ação: uma externa e outra interna.
A frente externa está centrada da divulgação doprojeto e na sensibilização da sociedade com relação ao problema da evasão escolar.
A frente interna, por sua vez, está subdividida em outras duas frentes: uma de contato direto com o aluno evadido ou em processo de evasão, que abarca desde a conversa com o próprio aluno em sua escola até o encaminhamento de determinados casos para o Conselho Tutelar e para a Vara da criança e da; e outra que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evasão escolar
  • EVASÃO ESCOLAR
  • evasão escolar
  • Evasão escolar
  • EVASÃO ESCOLAR
  • evasão escolar
  • evasão escolar
  • A Evasão Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!