Evasão escolar na educação de jovens e adultos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1260 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Tema frequente de estudos na área de educação, inicialmente abordaremos o que vem a ser evasão escolar, para então, entendermos sua ligação com a Educação de Jovens e Adultos. Caracterizando-se pelo abandono da escola pelo aluno, tendo os mais diversos motivos, tais como, a precária estrutura da escola, condições financeiras, meios para quese chegue a escola, falta de motivação dos professores diante da falta de meios para desenvolvimento dos conteúdos e salários incompatíveis com suas atividades, refletindo diretamente no aluno e etc.
Os desafios da escola diante da lamentável situação é buscar alternativas em meio aos problemas para que não se percam esses alunos, acolhendo-o e dentro de uma pedagogia inclusiva criar um ambientediferente dentro do ambiente escolar. É verdade que quantitativamente os órgãos federais nos mostram números parcialmente satisfatórios, em relação ao ingresso dos alunos no ensino básico, porém, o número de aluno que deixam a escola antes de completar o ensino fundamental é alarmante.

Partindo do pensamento que o acesso as instituições públicas em sua maioria insatisfatórias, como saúde esegurança, já conseguimos identificar apenas nestes exemplos motivos para o abandono escolar. As políticas de desenvolvimento social fortemente citada entre tantos artigos e leis, confronta-se com o fato, a realidade que circunda a escola, principalmente no que diz respeito as verbas que precisam ser alocadas em cada instituição educacional, o fato e o direito andando em caminhos opostos e quandoprocuram caminhar juntas, trombam no burocrático processo para liberação dos recursos e quando liberamos, trombam novamente com a lenta integração ao seu objetivo final e conclusão.

Não só como estudante, mais aquele que será formado para a cidadania precisa de condições básicas de vida, como identificamos na pirâmide das necessidades do psicólogo inglês Maslow, se as necessidades básicas nãoforem supridas, as demais não serão paupáveis, se não houver um aparato para que esse indivíduo tenha acesso ao mínimo, ele irá adentrar uma sala e aprender sobre seus direitos, tendo os mesmos negados, ou se amparados, essas instituições básicas não conseguirão atingir resultados de satisfação total, serão apenas paliativos sociais. Se formos identificar na pirâmide de Maslow as necessidadeshumanas hoje supridas pelo amparo governamental não sairemos de seu estágio mínimo, como identificado na imagem.

A problemática sobre a evasão acontece com as crianças por motivos internos e externos ao ambiente escolar, tendo como fator externo as necessidades de sobrevivência, onde temos no trabalho a fonte para a manutenção da vida social, tanto organicamente quanto a integração ao meio em quevive.
Muitos alunos que saem das escolas, precisam trabalhar para garantir a satisfação de suas necessidades básicas, não conseguindo retornar ao ambiente escolar e quando retornam, desmotivam-se pelo fato de já estarem com idade superior ao que naturalmente convencionou-se para a adequação idade/série e os problemas de aprendizado, que diferentemente da criança, já possuem estruturas de vidadiferenciadas, adequaram-se ao meio em que vivem a partir dos próprios aprendizados pessoais, que em sua maioria, não correspondem ao que se necessita aprender para o desenvolvimento intelectual, tornando-se uma forte barreira no processo do conhecimento. Encontramos então, um dos fortes pontos na evasão da educação de Jovens e Adultos que discutiremos a seguir.

A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS EADULTOS

Como um país em pleno desenvolvimento econômico, a educação é peça fundamental nesse grande “quebra cabeça” social. Politicamente, a proposta do EJA é dar a oportunidade as pessoas que não tiveram oportunidades de acesso ou abandonaram a escola, um ensino de qualidade para que se gere um índice de desenvolvimento educacional e consequentemente social no Brasil.
Inicialmente entender a...
tracking img