Evapotranspiração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O retorno da água precipitada para a atmosfera, fechando o ciclo hidrológico, ocorre através do processo da evapotranspiração. A importância do processo de evapotranspiração permaneceu mal compreendida até o inicio do século 18, quando Edmond Halley provou que a água que evaporava da Terra era suficiente para abastecer os rios, posteriormente, como precipitação (MILLER, 1977).A evapotranspiração é o conjunto de dois processos: evaporação e transpiração. Evaporação é o processo de transferência de água liquida para vapor do ar diretamente de superfícies liquidas, como lagos, rios, reservatórios, poças, e gotas de orvalho. A água que umedece o solo, que está em estado líquido, também pode ser transferida para a atmosfera diretamente por evaporação. Mais comumneste caso, entretanto, é a transferência de água através do processo de transpiração. A transpiração envolve a retirada da água do solo pelas raízes das plantas, o transporte da água através da planta até as folhas e a passagem da água para a atmosfera através dos estômatos da folha (DAVIE, 2002).
O poder de evaporação do ar conforme Odum e Barret(2005), é de grande importância ecológica,especialmente para as plantas terrestres. Os animais podem muitas vezes regular as suas atividades para evitar a desidratação movendo-se para locais que os protejam ou podem se tornar ativos durante a noite, as plantas, no entanto, não podem se mover. Entre 97 e 99 por cento da água que entra pelas raizes das plantas do solo é perdida por evaporação de suas folhas. Esta evaporação, denominadaevapotranspiração, é característica exclusiva da energética dos ecossistemas terrestres. Quando a água e os nutrientes não são limitantes, o crescimento das plantas terrestres é proporcional à oferta total de energia na superfície do solo. Como a maioria da energia é o calor, e como a fração para fornecer calor latente para a transpiração é quase constante, o crescimento também é proporcional àtranspiração e assim, a evapotranspiração total é bastante correlacionada com a taxa de produtividade.

Conforme Taiz e Zeiger (2004) o contato entre a superfície das raízes e o solo fornece a área superficial para a absorção de água, a qual é maximizada pelo crescimento das raízes e dos pêlos radiculares, que são microscópicas extensões das células epidérmicas que aumentam grandemente asuperfície de absorção de íons e de água dentro do solo. A água penetra nas raízes principalmente na parte apical que inclui a zona dos pêlos radiculares. Regiões mais maduras das raízes freqüentemente têm uma camada externa protetora, exoderme ou hipoderme, que contém materiais hidrofóbicos nas suas paredes que são relativamente impermeáveis à água (suberina). No solo, a água move-se predominantementepor fluxo em massa (gradiente de potencial mátrico) embora a difusão (gradiente de concentração) possa também ser verificado. No entanto, quando a água atinge a superfície da raiz, a natureza do transporte torna-se mais complexa. Da epiderme até a endoderme, conforme mostra a Figura 1 a água pode seguir três vias distintas :
✓ Via apoplástica – a água move-se continuamente na região dasparedes celulares e nos espaços intercelulares até a endoderme.
✓ Via simplástica – o simplasto consiste de uma rede contínua de citoplasmas de células interconectados pelos plasmodesmas. Neste caso, a água move-se de célula em célula, através dos plasmodesmas.
✓ Via transmembranar – neste caso, a água move-se de célula em célula cruzando a membrana plasmática e podendo cruzar, também, amembrana do vacúolo (tonoplasto). O transporte de água através das membranas pode ocorrer pela bicamada fosfolipídica ou através de canais protéicos formados por aquaporinas.

Figura 1 - Movimento de água nas raízes via apoplasto, simplasto e transmembranar (TAIZ;
ZEIGER, 2004)

Ainda conforme Taiz e Zeiger(2004), na maioria das plantas o xilema constitui o...
tracking img