Evangelista lucas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE TEOLOGIA
NOVA ANDRADINA










EVANGELISTA LUCAS




Professora: Blanca

Aluno: Cirilo Ramos Júnior

20 de fevereiro de 2010










No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrandoonde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Ela ficou intrigada com essa palavra o pôs-se a pensar qual seria o significado da sudação, o Anjo, porém, acrescentou: “Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado o Filho do Altíssimo, e oSenhor lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim”. Maria, porém, disse ao Anjo: “Como é que ser isso, se eu não conheço homem algum?”. “O Anjo lhe respondeu:” O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus. Também Isabel, a tua parenta, concebeuum filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril. Para Deus. com efeito, nada é impossível”. Disse então Maria:”Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o Anjo a deixou.


Extraído do Evangelho de São Lucas, a passagem acima é uma das mais belas e conhecidas daquele que é, por sua vez, o livro mais lido e celebre detodos os tempos – a Bíblia. Nela é narrada a Anunciação, episodio semifinal do Novo Testamento, a continuação cristã do livro sagrado dos judeus. LUCAS nasceu no primeiro século de nossa era, em Antioquia,onde hoje é a Síria, e nunca chegou a conhecer Jésus. Foi discípulo do Paulo, o grande disseminador da palavra de Cristo no mundo judaico. Mas seu Evangelho é considerado uma obra de envergaduraimensurável – não só porque, ao lado dos EVANGELHOS DE MATEUS, MARCOS E JOÃO, ele compõe o coração do Novo Testamento. A História da qual Lucas faz a crônica está carregada de aspectos místicos: de como Jesus nasceu de uma virgem, pregou uma mensagem transformadora, realizou milagres que comprovaram estar Ele imbuído do poder de Deus, e então foi perseguido, torturado e crucificado. Para noterceiro dia após sua morte ressuscitar e ascender aos céus. Nas mãos desse autor, entretanto, fato e fé se fundem de madeira tão completa que, mesmo para um leitor ateu ou agnóstico se torna um desafio separa-los.




Várias sumidades da história têm esse médico de origem grega em conta de um dos grandes de sua categoria – um historiador nato, ciente dos detalhes, afeito àprecisão e surpreendentemente atento à necessidade de averiguar fatos.


O trecho em que o Anjo Gabriel anuncia a concepção e o nascimento de Cristo é exemplar de seu estilo. LUCAS narra o diálogo entre um anjo enviado por Deus – assunto de fé, portanto – e uma jovem. Mas provê data, lugar e circunstâncias aferem outro evento familiar (a gravidez de Isabel) e relata umadiscussão sobre a viabilidade biológica da concepção por uma virgem.


Médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Colaborador no apostolado, o grande apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração.Ambos fazem várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano.

Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária, resultando no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja,...
tracking img