Evangélicos e ética no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EVANGÉLICOS E ÉTICA NO BRASIL

Questão particularmente interessante no contexto evangélico brasileiro é o da ética aqui praticada. Integrando-se à cultura pátria a ética contem os mesmos elementosdesta, a saber, o patriarcalismo, o personalismo, o familismo e o privativismo, além do messianismo, características que numa análise mais aprofundada tolhem o crescimento ético das igrejas.

Aoanalisar esta questão, Zabatiero afirmando não ser possível dissociar ética de teologia, propõe a discussão do tema através de três aspectos: Mutações recentes na moralidade de evangélicos no Brasil; Anova valorização da dimensão sócio-política da ética cristã, e, A construção de uma ética da liberdade em Amor. As duas primeiras são investigativas e diagnosticadoras; a terceira propositiva.Discorrendo sobre o primeiro aspecto, o Autor mostra com propriedade que “a ética de evangélicos brasileiros era predominantemente, uma ética individual de cumprimento de deveres”. Ela se traduzia nocomportamento contra-cultural de, por exemplo, não fumar, não beber, não matar, etc,. As igrejas eram, por assim dizer, instituições reclusas num universo cultural. À medida que ocorria o crescimentonumérico dos evangélicos no país (hoje algo superior a 20% da população), ainda que se mantivesse a mesma ética comportamental, houve certo crescimento na conscientização social e mesmo maior participação,ainda que modesta, em outros setores da sociedade, a exemplo do envolvimento político.

É fato, todavia, que remanescem algumas questões conjecturais, entre as quais a identidade cristã ouevangélica brasileira, a incapacidade de desenvolvimento da maturidade, e, a volta a padrões comportamentais ortodoxos.

Em relação ao segundo aspecto destaca-se a evolução de uma prática assistencialistasocial com escassa participação na esfera política, para, pelo menos, um desejo da existência de “uma ética social e política capaz de superar a mera participação formal no processo eleitoral...
tracking img