Eva Peron

Páginas: 15 (3673 palavras) Publicado: 24 de janeiro de 2014



Índice



Índice de Ilustrações



Introdução

María Eva "Evita" Duarte Perón era a esposa do 50º presidente argentino Juan Perón durante os anos de 1940 e 1950. Eva foi uma parte muito importante do poder de seu marido. O amor que os pobres tinham por Eva era inatingível.
Vinda da rádio a sua capacidade de orar era incrível e utilizou isso em seu proveito. Dedicou a sua vidaa mudar Argentina para aquilo que ela e Perón acreditavam ser o melhor. Tornou-se uma forma de culto.
Eva conheceu o coronel Juan Perón em 22 de janeiro de 1944 no estádio Luna Park, em Buenos Aires. Até então Perón crescia politicamente, mas com a intervenção de Eva, o seu crescimento foi ainda maior.
Em junho de 1943, ele havia sido um dos líderes militares encarregados de derrubar o governocivil: a sua recompensa chegou com a entrada no Ministério do trabalho onde teve a oportunidade de melhorar os direitos de milhares de trabalhadores.
A união destas duas figuras criou uma crença política e social denominada de Peronismo:
“Peronismo é a denominação dada genericamente ao Movimento Nacional Justicialista, criado e liderado a partir do pensamento de Juan Domingo Perón, militar eestadista argentino, presidente daquele país, eleito em 1946, 1951 e 1973. O Movimento Justicialista transformou-se, mais tarde em Partido Justicialista, que é a força política maioritária na Argentina. Os ideais do peronismo encontram-se nos diversos escritos de Perón como "La Comunidad Organizada", "Conducción Política", "Modelo Argentino para un Proyecto Nacional", etc, onde estão expressos afilosofia e doutrina política que continuam orientando o pensamento acadêmico e a vida política da 2ª maior nação sulamericana. (…) O Peronismo pretende Constituir um governo centralizado, um estado organizado e um povo livre.”1
O peronismo surge numa altura em que a Argentina necessitava de uma mudança.
Neste trabalho vou discutir e refletir sobre ideias referentes a Eva Perón e ao seu papel noPeronismo, quais foram as principais ações desenvolvidas por Eva e qual o legado deixado pela mesma.

Ascensão e queda de Juan Perón

Golpe de Estado

A 4 de Junho de 1943, e após uma breve participação na 2ª Grande Guerra Mundial, o governo, então chefiado por Ramón Castillo, é alvo de um golpe militar que viria a derrubar o governo.
O General Ramirez, ministro da guerra do governo deCastillo, estrutura a par com o Grupo de Oficiais Unidos (GOU) um golpe de estado. O fiel ajudante deste golpe foi Juan Perón. Este golpe visava acabar com as consequências da revolução de 1930: o abandono do sufrágio universal; restituição do regime constitucional, apenas aprovado devido à falsificação de resultados. Ainda que existissem razões de elevado relevo para que os de Ramirez e Perón seopusessem ao governo, era igualmente importante exibir uma insurreição militar que reavivaria a memória dos que destes se tivessem esquecido.
No fim do mesmo ano já se faziam notar as novas medidas. Por iniciativa de Perón, que dirigia a secretaria de Estado do Trabalho, os trabalhadores passaram a ter mais regalias que não eram vistas pelas classes mais altas com bons olhos. Estas temiam que oproletariado se amotinasse contra o governo. Perón passa assim a ser popular entre o povo e os trabalhadores, mas muito pouco apreciado pelas classes mais altas.
Em Outubro de 1945, Perón então vice-presidente do Governo é preso. Uma conspiração militar leva-o de um oposto ao outro. A sua candidatura não foi bem vista. Surge Eva Perón e com ela um novo alento para a Argentina e para o Peronismo,enquanto movimento político e social.
Eva dirige-se ao povo, pedindo ao mesmo que reclame a libertação de Perón, e é assim que no dia 17 do mesmo mês los descamisados se dirigem em massa ao centro de Buenos Aires pedindo que o seu General fosse libertado, tendo conseguido o seu objetivo. Eva, que até então apenas era cortejada por Perón, ganha um lugar tanto mais visível quanto o que de primeira-dama...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eva peron
  • Eva peron
  • Eva perón
  • Eva peron
  • A vida de Eva Perón
  • Biografia de eva peron
  • História de vida eva perón
  • O Que O EVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!