Eva - economic value add

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EVA- ECONOMIC VALUE ADDED (Valor econômico agregado)

Conceito

EVA é uma medida de avaliação de performance que pertence aos acionistas. É uma informação obtida em termos de “valor”, ou seja, o EVA é expresso em termos de reais.
O EVA é sempre calculado em relação a uma unidade de tempo (mês, trimestre, ano etc).
O EVA pode ser calculado tanto em analises retrospectivasquanto para analises prospectivas. Exemplo: poderemos calcular o EVA referente ao exercício de 199X já encerrado, como projetar o EVA para o exercício de 199X1.
Diz ainda que EVA® é a abreviação da expressão Economic Value Added (Valor econômico criado, adicionado, ou agregado).
A FIPECAFI (2001:244-247) cita que Stewart (1991) divulgou durante a década de 80 o seguinte conceito deEVA:

“O EVA pode ser compreendido como uma resposta à necessidade de medidas de desempenho que expressem a adequada criação de riqueza por um empreendimento.”

Conceituação

O conceito muito falado hoje de EVA ‘Economic Value Added’ nada mais é do que exatamente a aplicação desse Custo do Capital Próprio. Em outras palavras podemos dizer que representa o ganho que sobradepois de considerar o Custo do Capital Próprio como despesa. É o lucro operacional liquido, menos o custo de oportunidade de todo o capital empregado, sendo esse custo de oportunidade definido como “o retorno mínimo aceitável dos investimentos. É uma linha invisível que divide boas e más performances de empresas, uma taxa limite que deve ser obtida com propósito de criar valor”.
Para aFIPECAFI (2001) a análise das definições citadas indica que o EVA não acrescenta nenhuma novidade; e EHRBAR (1999:2), vice-presidente sênior da Stern Stewart & Co, confirma o entendimento da Fipecafi, ao escrever o seguinte:
Aritmeticamente, é o lucro operacional após pagamento de imposto menos o encargo sobre capital, apropriado tanto para endividamento quanto para o capital acionário.Oque resta é o valor em dólares pelo qual o lucro excede ou deixa de alcançar o custo do capital utilizado para realizar aquele lucro. Este número é o que os economistas denominam de lucro residual, que significa exatamente aquilo que implica: é o resíduo que sobra depois de todos os custos terem sido cobertos. Economistas também se referem a isto como lucro econômico ou aluguel econômico. Ehrbar odenomina EVA, valor econômico adicionado.
Assim, a equação do EVA® seria:

| |
|EVA=Nopat – (C% * TC) |

Onde:

Nopat = resultado operacional líquido depois dos impostos
C% = custo percentual do capital total (próprio e de terceiros); e
TC = capital total investidoConsiderando que o resultado operacional líquido definido pela legislação societária brasileira já inclui o custo do capital de terceiros (despesas financeiras), poderíamos alterar a equação anterior da seguinte forma:

| |
|EVA= Lolai – (CCP% * PL) |

Onde:

Lolai = lucro operacional líquido após osimpostos;
CCP% = custo do capital próprio (em percentagem); e
PL = patrimônio líquido

EHRBAR (1999:2) citado por FIPECAFI (2001) menciona:

“Como disse Peter Drucker em seu artigo na Harvard Business Review em 1995, ‘EVA se baseia em algo que sabemos há muito tempo: Aquilo que chamamos de lucro, o dinheiro que sobra para remunerar o capital, geralmente nem é lucro. Até que umnegócio produza um lucro que seja maior do que o seu custo de capital, estará operando com prejuízo. Não importa que pague impostos como se tivesse um lucro verdadeiro. O empreendimento ainda retorna menos à economia do que devora em recursos (...) Até então, não cria riqueza; a destrói’. Muitos gerentes de empresas esqueceram-se deste princípio básico porque foram condicionados a focalizar...
tracking img