Euzinhaa

4352 palavras 18 páginas
O papel do superintendente na administração da EBD

( 6785 visitas )

Publicado em: 22/5/2009

Por: Rozivaldo Cardoso Rodrigues

Assembleia de Deus - Caxias MA

prrozivaldocardoso@bol.com.br

O PAPEL DO SUPERINTENDENTE E SECRETARIO COMO AGENTE VITAL DA ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL

INTROITO: O que ser superintendente? A palavra “superintendente” procede do latim e significa “aquele que superintende”, ou seja: “aquele que dirige na qualidade de chefe”; “aquele que inspeciona”, “aquele que supervisiona”.

Este termo, já era usado no Antigo Testamento. No hebraico, o paqîd é descrito como: inspetor, encarregado, capataz. O termo descreve um subordinado especial (Gn 41.34) posto em uma posição de “supervisão de outros”. O paqîd era um funcionário real de confiança que administrava o trabalho e funções dos soldados, sacerdotes e levitas no Antigo Testamento. Em 2º Cro 31.13; 34.10,12,17 é o administrador do Templo.

Já no Novo Testamento, o termo empregado para superintendente vem do Grego proistemi (Rm 12.8) é o que “preside”, literalmente “aquele que está à frente de”; “liderar” ou “dirigir”. De acordo com Paulo, os líderes são pessoas capacitadas sobrenaturalmente pelo Espírito Santo para administrar, presidir e liderar atividades executadas pelo Corpo de Cristo para o crescimento do Reino de Deus.

Entendendo a etimologia da palavra “superintendente”, podemos listar também estes substantivos: administrador, dirigente, inspetor e intendente. No caso especifico da Escola Dominical, faríamos bem em declinar outro sentido: Diretor. O superintendente de Escola Dominical, por conseguinte, é o obreiro encarregado de administrar, inspecionar, e dirigir o principal departamento da igreja. È a sua função básica manter a EBD funcionando perfeitamente para que esta venha a alcançar todos os seus objetivos.

ANTES DE TRATARMOS DO TEMA “COMO ADMINISTRAR MELHOR A ESCOLA DOMINICAL” FAREMOS ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA

Relacionados