Eutueu

949 palavras 4 páginas
MÓDULO ADMINISTRATIVO CAPITULO 1
Instrutor: Ricardo Leandro Medeiros Melo 07 de Novembro de 2011.

1.1 – Administração nas Empresas
• Toda administração apresenta um estilo diferente, cada qual com uma virtude e uma forma ideal de gestão. Mas, independente de como cada uma é administrada, todas buscam o mesmo objetivo, o alcance do sucesso.

“Administração não é nem privilegio nem carga pessoal do chefe ou dos seu diretores; é uma função que se reparte, como as outras espécies, entre a cabeça e os membros do corpo social “. (FAYOL, 1968, p.21) • Principais nomes na administração:
– Henry Ford, (30/07/1863 - 07/04/1947); – Henry Fayol, (09/07/1841 – 19/11/ 1925); – Frederick Taylor, (20 /03/1856 – 21/03/ 1915).

1.2 – Empresas
• Empresa é uma entidade constituída legalmente, regida por uma contrato ou estatuto social, na qual são determinados claramente o funcionamento e o relacionamento a ser mantido e seguido pelos sócios e/ou acionistas, responsáveis por oferecer produtos e/ou serviços, atendendo sempre à necessidade do mercado e principalmente visando o lucro.

Ex.: Agua, Energia elétrica, Energia Solar e Eólica.

Recursos Naturais

Ex.: Maquinas, equipamentos e ferramentas utilizados na produção.

Capital

EMPRESA
Trabalho

Ex.: Trabalho realizado pelo ser humano para a produção de um determinado bem, podendo ser Física ou Mental.

EFICIÊNCIA versus EFICÁCIA
• Eficiência: Fazer certa coisa. Trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Eficácia: Fazer a coisa certa. Trabalho que atinja totalmente o resultado esperado.



“João conseguiu encerrar a folha de pagamento no dia 5, justamente no ultimo dia!!!” Ele foi Eficiente ou Eficaz? Porem, João utilizou de suas habilidades datilográficas para cumprir o prazo. Uma vez que a única impressora disponível quebrou. Neste momento ele foi Eficiente ou Eficaz?

1.3 – Funções Básicas da Empresas
• Segundo Henry Fayol, não importa o tamanho nem a complexidade da empresa, pois todas

Relacionados