eutor

910 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIOGRANDE DO NORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO HOSPITALAR
DISCENTE: IVANALDO QUIRINO DO NASCIMENTO

MARKETING
( Resenhado do texto o que é marketing? de Ronaldo de Jesus)

Natal, 01 de Fevereiro de 2014.
MARKETING
Peter Drucker disse no início dos anos 60 que "a primeira tarefa de uma companhia é gerar consumidores". Para ele, "marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja do ponto de vista do cliente. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor". Essa mudança de foco é fundamental para a compreensão do marketing.Nas palavras de Drucker. "Haverá sempre alguma necessidade de vender". Mas o objetivo do marketing é conhecer e compreender o consumidor tão bem que o produto ou serviço o atendem completamente e, em consequência, vendem-se sozinhos.
Para Levitt, "o primeiro negócio de qualquer negócio é continuar no negócio". Para tanto, é preciso gerar e manter consumidores". Disse Levitt sobre a distinção entre vendas e marketing, pedra fundamental de sua tese: "A diferença entre marketing e vendas é mais do que semântica Vendas têm seu foco nas necessidades do vendedor, marketing nas do comprador. Vendas preocupam-se com a necessidade do vendedor de converter seu produto em dinheiro; marketing preocupa-se com a idéia de satisfazer as necessidades do consumidor com o produto". Ainda Levitt, sobre o foco de um negócio: "A visão de que uma indústria é um processo de satisfação de consumidores, e não um processo de produção de bens, é vital para todos os homens de negócios. Uma indústria começa com o consumidor e suas necessidades, não com uma patente, uma matéria-prima ou um talento para vendas".
Qualidade e serviço de bom nível ao cliente passaram a ser o preço pago para entrar no jogo. Agora, começam a perceber que os clientes podem até se dizer satisfeitos, mas

Relacionados

  • Resenhas
    1304 palavras | 6 páginas
  • Trabalho Roberta grupo
    3654 palavras | 15 páginas
  • Engenharia de produção
    11461 palavras | 46 páginas