Euteamoporra

11235 palavras 45 páginas
0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO-UFMT INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS-ICHS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

A Visão de Santo Agostinho sobre o Tempo

Aline Tabosa Vaz

Cuiabá, 2009

1

Aline Tabosa Vaz

A Visão de Santo Agostinho sobre o Tempo

Monografia apresentada para obtenção de aprovação na disciplina de Monografia II do curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso, realizada sob orientação do prof. Dr. Angelo Zanoni Ramos.

Cuiabá, 2009

2

A Jesus, aos meus amados pais, Teodocílio e Lúcia às minhas queridas irmãs Laís e Nádia e demais familiares.

3

AGRADECIMENTOS

Ao professor Dr. Ângelo Zanoni Ramos por ter, pacientemente, nos orientado, como também pela valiosa amizade, compreensão, apoio em todos os momentos, e dedicação ao ofício de ensinar, de que somente são capazes aqueles verdadeiramente dignos de serem chamados mestres. Ao professor Dr. José Jivaldo Lima e o colega Sávio Laet que gentilmente cederam parte de seu valioso tempo para a leitura e avaliação deste trabalho; ao senhor Thiago Santos de Moraes pelo apoio e inestimável auxílio que sempre nos dispensou. Finalmente, aos meus pais, irmãs, familiares e amigos que muito nos auxiliaram, cujo incentivo, ajuda prática, apoio moral e acolhida nunca poderão ser suficientemente pagos.

4

_____________________________________________ Prof. Dr. Ângelo Zanoni Ramos Presidente

_____________________________________________ Prof. Dr. José Jivaldo Lima Membro

5

Resumo
Este trabalho é um estudo sobre a temática do tempo, em Agostinho. Pretendemos nele mostrar que, inobstante as argutas análises de Agostinho sobre o tema sejam quase sempre remetidas ao escopo da sua psicologia, o fundamento último de toda a sua abordagem reside na sua metafísica. Mais precisamente no tratado da criação, que é justamente o tratado que segue imediatamente à problemática do tempo, na obra em que Agostinho versa sobre ambos de

Relacionados