Euteamoporra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO-UFMT INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS-ICHS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

A Visão de Santo Agostinho sobre o Tempo

Aline Tabosa Vaz

Cuiabá, 2009

1

Aline Tabosa Vaz

A Visão de Santo Agostinho sobre o Tempo

Monografia apresentada para obtenção de aprovação na disciplina de Monografia II do curso de Licenciatura e Bacharelado emFilosofia da Universidade Federal de Mato Grosso, realizada sob orientação do prof. Dr. Angelo Zanoni Ramos.

Cuiabá, 2009

2

A Jesus, aos meus amados pais, Teodocílio e Lúcia às minhas queridas irmãs Laís e Nádia e demais familiares.

3

AGRADECIMENTOS

Ao professor Dr. Ângelo Zanoni Ramos por ter, pacientemente, nos orientado, como também pela valiosa amizade, compreensão, apoio emtodos os momentos, e dedicação ao ofício de ensinar, de que somente são capazes aqueles verdadeiramente dignos de serem chamados mestres. Ao professor Dr. José Jivaldo Lima e o colega Sávio Laet que gentilmente cederam parte de seu valioso tempo para a leitura e avaliação deste trabalho; ao senhor Thiago Santos de Moraes pelo apoio e inestimável auxílio que sempre nos dispensou. Finalmente, aos meuspais, irmãs, familiares e amigos que muito nos auxiliaram, cujo incentivo, ajuda prática, apoio moral e acolhida nunca poderão ser suficientemente pagos.

4

_____________________________________________ Prof. Dr. Ângelo Zanoni Ramos Presidente

_____________________________________________ Prof. Dr. José Jivaldo Lima Membro

5

Resumo
Este trabalho é um estudo sobre a temática dotempo, em Agostinho. Pretendemos nele mostrar que, inobstante as argutas análises de Agostinho sobre o tema sejam quase sempre remetidas ao escopo da sua psicologia, o fundamento último de toda a sua abordagem reside na sua metafísica. Mais precisamente no tratado da criação, que é justamente o tratado que segue imediatamente à problemática do tempo, na obra em que Agostinho versa sobre ambos demaneira mais sistemática, a saber, as Confissões. Por conseguinte, na nossa pesquisa, privilegiaremos a supradita obra. Ademais, antes de contemplarmos a questão do tempo enquanto tal, dedicaremos um capítulo para acurar alguns aspectos relevantes sobre o conceito de criação e de criatura em Agostinho, que nos ajudarão, deveras, a melhor situar a própria questão do tempo. Em seguida, adentraremos naquestão do tempo propriamente dita, mostrando a intrínseca correlação que a noção de temporalidade tem com o conceito de criatura no pensamento de Santo Agostinho. Desta feita, alentamos dar assim uma modesta contribuição no sentido de destacar, como, em Agostinho, Deus e a própria metafísica são como os epicentros geradores, dos quais decorrem todos os demais conceitos basilares da sua obra. Comefeito, todos os temas que lhe são caros, quais sejam, o da beatitude, o do homem enquanto pessoa, e o próprio enigma do tempo, pensamos que só possam ser satisfatória e adequadamente assimilados dentro de um quadro orgânico e coeso, quando os abordamos no contexto do mistério de Deus e da conversão do homem Agostinho a Ele, evento verdadeiramente paradigmático para o cristianismo e para a própriacultura do ocidente.

Palavras-Chaves: Tempo – Sucessão – Criatura

6

Abstract
This work is a study on the theme of time in Augustine. We want to show that, although the deep analysis of Augustine on the subject are almost always referred to the scope of his psychology, the basis of his final approach lies in his metaphysics, specifically in the treaty of creation, which is precisely thetreaty that immediately follows the issue of time in the work in which Augustine is about both in a more systematic way, which is the Confessions. Therefore, in our study, the work mentioned above will be the predominant source of analysis. In this way, before contemplated the central question, we dedicated a chapter to clarify some important aspects on the concept of creation and creature in...
tracking img