Eutanasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
fA EUTANÁSIA NA FILOSOFIA
A questão da Eutanásia não é nova. Platão na "República" já a aborda e parece concordar com a mesma, nomeadamente como uma forma de eliminar pessoas com doençasincuráveis. Tomás Moro, também, propõe que os sacerdotes e os magistrados convençam estes doentes a morrerem. Francis Bacon que terá inventado o termo, defende-a também. Nietzsche em várias obras temidênticas posições. A aceitação da morte pelo doente é encarada como uma forma de evitar encargos "inúteis" para a sociedade e as famílias. Este argumento  econômico continua a ser largamente referidopara a tomada de medidas a favor da eutanásia.  A evolução das sociedades humanas tem sido feita no sentido de preservar a vida humana, independentemente das condições do seu ser. Cada pessoa é únicae tem a sua própria dignidade e como tal deve ser respeitada. Neste sentido, a partir do século XIX começou a ser proibido diversas práticas antes aceites ou toleradas, como o aborto, eutanásia e aeugenia. Os que defendem a eutanásia, afirmam que esta é a única forma de preservar a dignidade do ser humano quando só lhe resta o sofrimento e a dependência extrema. Manter a vida em condiçõesartificiais é prolongar o sofrimento e a agonia dos doentes, condenando-os a uma sub-vida.  

A EUTANÁSIA NA MEDICINA
Os progressos científicos, que permitem levar a intervenção médica cada vez maislonge, e a difusão da mentalidade a favor de eutanásia, que considera o doente terminal como uma vida sem valor, revela sérios problemas à medicina. Tão contrário à ética é provocar a morte comoocasionar sofrimentos inúteis com tratamentos terapêuticos intensivos. 
Apesar de ilegal, a eutanásia --apressar, sem dor ou sofrimento, a morte de um doente incurável-- é ato freqüente e, muitas vezes,pouco discutido nas UTIs de hospitais brasileiros. Dezesseis médicos ouvidos pela Folha confirmam que hoje o procedimento é comum e vêem a eutanásia como abreviação do sofrimento do doente e da sua...
tracking img