Eutanasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EUTANÁSIA,
MORTE APROPRIADA E FACILITADA
ELIZABETE MORESCO¹

Elizabete Moresco é Funcionária Pública do Estado de Santa Catarina, com Pós-graduação/FURB - Blumenau. Licencianda em Filosofia/UFSC. E-mail: betemoresco@hotmail.com

ÍNDICE

1. Introdução.................................................................................................... 3.
2. A Morte ComoReflexão............................................................................... 4.
3. A Eutanásia................................................................................................. 4.
3.1. Conceito...................................................................................................... 4.
3.2. Distintos Tipos deEutanásia...................................................................... 5.
3.3. Aspectos Históricos.................................................................................... 7.
4. Ética e Eutanásia.......................................................................................... 9.
5. Princípios Expressos No Relatório Belmont............................................... 10.
6. O princípio da Autonomia Na Percepção do SuicídioAssistido – Posicionamento Sobre Essa Temática........................................................................................ 11.
7. A Ética Platônica Na Aplicação da Eutanásia.............................................. 13.
8. A Eutanásia e as Religiões........................................................................... 15.
9.Conclusão..................................................................................................... 17.
10. Referências Bibliográficas ........................................................................... 19.


1- INTRODUÇÃO
Através do presente artigo, será defendida uma abordagem científico-filosófica, sobre um tema Bioético, a propósito do valor e do sentido da vida, no que se refere às formas de Eutanásia, seus métodos deaplicação, sua inserção na vida humana e suas implicações na sociedade contemporânea.
Comportará então, um encaminhamento teórico-reflexivo sobre os campos fundamentais do estudo e da prática das formas de Eutanásia; abordagem conceitual, aspectos éticos, bioéticos, históricos e filosóficos, relevância ou não da aplicação desse método que envolve a ética prática ou aplicada, sendo essaso aproveitamento de resultados da ética normativa nas questões morais do cotidiano.
É pretendido, tentar justificar, filosoficamente, a aplicação de uma das formas de Eutanásia – a que melhor comportar o objeto almejado – como um método que possa caracterizar o fim de um estágio da vida humana, mais especificamente quando não há mais a possibilidade de uma vida saudável.
Então, tenho porobjetivos, realizar uma reflexão sobre a Eutanásia, analisando-a sob os princípios da autonomia, um dos princípios fundamentais da bioética que é “respeite a autonomia das pessoas”, ou seja, em se tratando de Eutanásia a capacidade que cada indivíduo tem de deliberar e escolher o modo de morrer, a partir de suas próprias reflexões e de sua consciência moral. De tal modo, não manifesto incentivo à práticada Eutanásia, porém, sendo está, uma escolha “legal e livre”, respeito e me conformo com a decisão se um ente querido optar para si, esse fim, desde que, sua escolha não infrinja danos (físicos ou morais) a terceiros.
Assim, a questão da Eutanásia naturalmente se insere em distintas discussões. Isso se deve, porque a morte pode ser analisada sob diversos aspectos: divino, religioso,metafísico..., e independentemente do posicionamento de qualquer individuo, as reflexões deste tema tangerão distintos setores da sociedade, dividindo-se em opiniões distintas. Então, o ato de promover a morte antes do que seria de esperar, por motivo de compaixão e diante de um sofrimento penoso e insuportável, a proposta aqui estabelecida defende que a pessoa tem arbítrio sobre seu destino, sendo assim...
tracking img