Eutanasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano Lectivo: 2010-2011
Tema:

Trabalho realizado por: Vasco de Vilhena, Nº 27, 10ºB

ÍNDICE
Introdução ------------------------------------------------------------- 2
Desenvolvimento
Eutanásia -------------------------------------------------------------- 11
O que é a eutanásia? ---------------------------------------------- 11
Os novos valores morais e os avanços damedicina ------------- 12
Um olhar sobre a eutanásia ------------------------------------------ 13
Algumas questões relativas à eutanásia---------------------------- 15
Os que defendem e os que contestam a eutanásia---------------- 16
“Qual é o lugar do homem?
Onde os seus irmãos precisarem dele.
(Madre Teresa de Calcutá)”

1- INTRODUÇÃO
«Caímos tão fundo que atrever-se a proclamaraquilo que é
óbvio se transformou em dever de todo o ser inteligente».
(Georges Orwell)
No ambito da avaliacao da disciplina de Filosofia foi proposto a realização deum trabalho individual. Escolhi o tema “Eutanasia”, pois é um tema que levanta muitos problemas éticos e o qual pode afectar profundamente as relações familiares assim como a relação medico – doente.
A grande questão da eutanasianao consiste em se cada pessoa pode, ou não, tera liberdade de escolher o seu destino. E tambem não reside em se uma pessoa pode pedir a outra que a mate. A questao esta em que o triunfo desta visão “utilitaria” da vida levaria a eliminação de pessoas que, nao querendo elas mesmas acabar com a vida, são consideradas inúteis por uma sociedade que se tornou materialista (a decisão é transferidapara os medicos e para os familiares, e para os parlamentos, que muitas vezes estão ansiosos por se verem livres de um fardo).

O QUE É A EUTANÁSIA?
“Qual é o lugar do homem?
Onde os seus irmãos precisarem dele.
(Madre Teresa de Calcutá)”
A Eutanásia pode ser entendida por “Suicídio Assistido” ou “Morte Voluntária”, pois é a morte de uma pessoa, tendo esta tomado tal decisão conscientementepara acabar com a dor/sofrimento por que passa ou por se encontrar sem qualidade de vida ou em fase terminal.
Trata-se de uma escolha consciente e informada que reflecte o fim de uma vida em que quem morre não perde o poder de ser digno até ao fim.
Este tema já vem a ser debatido desde há muitos séculos atrás, contudo continua a ser controverso e chocante, uma vez que interfere com determinadosprincípios tais como éticos, religiosos, jurídicos, etc...
A palavra "EUTANÁSIA" é composta de duas palavras gregas - "eu" e "thanatos" - e significa, literalmente, "uma boa morte". Na actualidade, entende-se geralmente que "eutanásia" significa provocar uma boa morte - "morte misericordiosa", em que uma pessoa acaba com a vida de outra para benefício desta. Este entendimento da palavra realça duasimportantes características dos actos de eutanásia. Primeiro, que a eutanásia implica tirar deliberadamente a vida a uma pessoa; e, em segundo lugar, que a vida é tirada para benefício da pessoa a quem essa vida pertence ― normalmente porque sofre de uma doença terminal ou incurável. Isto distingue a eutanásia da maior parte das outras formas de retirar a vida.
Entre muitos filósofos, um exemploé um grande filósofo alemão do século XVIII, Emmanuel Kant que dizia: "o homem não pode ter poder para dispor da sua vida". No entanto, na actualidade a eutanásia goza de um grande apoio popular e do apoio de muitos filósofos contemporâneos.
Aqueles que defenderam a admissibilidade moral da eutanásia apresentaram como principais razões a seu favor a misericórdia para com pacientes que sofrem dedoenças para as quais não há esperança e que provocam grande sofrimento.
A decisão de morrer deve ser a decisão voluntária e reflectida de um paciente informado; tem de existir sofrimento físico ou mental considerado insuportável por aquele que sofre, não havendo outra solução razoável para melhorar a situação.
Como tal eu concordo e apoio a prática da Eutanásia, claro que com alguma cautela e...
tracking img